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Equipe multidisciplinar, uma união de diferentes profissionais!

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equipe multidiciplinar

A equipe multidisciplinar é um time formado pelos mais diversos profissionais, sendo esse o seu objetivo, trazer a maior variedade de habilidades, soft skills e conhecimentos em um mesmo ambiente. Dentro das organizações, é comum ter diversos profissionais com diferentes capacitações e habilidades, porém, esses colaboradores costumam trabalhar em diferentes áreas da empresa,

Além disso, a equipe multidisciplinar traz diversos benefícios para as organizações, podendo trazer muitos resultados e soluções para obstáculos recorrentes das empresas. Por isso, iremos avaliar e entende melhor, como funciona esse tipo de equipe, entender as suas vantagens, como montar uma, enfim, continue lendo para saber mais!

O que é uma equipe multidisciplinar?

A equipe multidisciplinar é uma equipe formada por diferentes profissionais, que possuem diferentes características, formações, capacidades e perfis comportamentais. Essa equipe visa trabalhar por um objetivo, utilizando as habilidades e capacidades dos diferentes profissionais que compõe o time.

Essa equipe pode conter profissionais de todos os níveis organizacionais, e isso inclui pessoas de fora da organização. Uma equipe pode, por exemplo, ser composto por diferentes áreas da empresa, como o setor de RH, financeiro, marketing e operacional.

A equipe é composta por uma liderança e as decisões do time são normalmente tomadas por um consenso.

Quais são as vantagens da equipe multidisciplinar?

Uma equipe formada pelos mais diversos profissionais possui muitas vantagens e benefícios, afinal, são pessoas com as mais diferentes experiências e conhecimentos. Um dos primeiros benefícios dessa união, é a troca de experiência entre esses colaboradores.

Além disso, como a equipe é formada por profissionais com uma diversidade de habilidade e capacidades, isso faz com que os profissionais sejam independentes para executar suas atividades e principalmente para resolver problemas. Outro ponto, é que essa mistura de conhecimentos melhora a produtividade da equipe, já que a equipe poderá se ajudar com essa troca de conhecimento e habilidades.

Outra vantagem, é que com diferentes conhecimentos, o ambiente torna-se propício para a criatividade, tanto para os problemas aparecidos ocasionalmente, quanto para os processos da organização. Diferentes profissionais, de diversas áreas da organização, trabalhando juntos para a melhoria dos processos da empresa.

A equipe multidisciplinar também tende a ter profissionais engajados e motivados, e isso é fruto justamente da mistura desses profissionais. O resultado disso, é o aumento quase automático da produtividade, que faz com que a empresa tenha maiores e melhores resultados.

Porém, vale lembrar que nada disso irá funcionar, sem a presença de uma figura de liderança. Neste caso, estamos falando da gestão da equipe, que servirá para manter a organização e funcionamento dessa equipe. Um dos pontos onde a gestão irá ter maior efeito, é no ambiente organizacional, pois, sem a presença de um líder ou a falha do mesmo na gestão, leva a uma série de problemas.

Por isso, vamos entender melhor como essa gestão de equipe funciona.

Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?

Gerenciando uma equipe multidisciplinar

Agora que sabemos as vantagens de se ter uma equipe multidisciplinar, é provável que você esteja pensando em reunir um time nesses moldes. Mas, antes de tudo, é necessário saber gerenciar esse tipo de equipe. Por isso, na sequência, veremos as melhores dicas para se liderar esse grupo de profissionais.

Organize-se

O primeiro passo é bastante óbvio, mas, essencial, estamos falando da definição e organização das funções e papéis do time. Para se chegar a uma conclusão, é necessário entender que você estará juntando as mais diferentes posições e áreas da empresa, e por isso, é tão importante fazer uma organização.

Não necessariamente trata-se de uma hierarquia, como dissemos, as decisões podem ser tomadas em conjunto e coletivamente. Mas é importante, que o gestor “tome as rédeas”, ou seja, faça uma liderança e defina os papéis de cada colaborador.

Crie um ambiente transparente

Ainda na questão da liderança, é importante sempre estar aberto a comunicação aberta com seus funcionários, principalmente se eles estiverem atrás de um diálogo com seu gestor. Nesse caso, é indicado manter algum momento do seu dia para conversar com seus colaboradores, mesmo que seja feito de maneira remota. A comunicação é uma ferramenta preciosa para qualquer gestor de excelência.

A maior vantagem disso, é a proximidade que isso cria com seu time, afinal, uma equipe que possuí uma liderança próxima, dificilmente irá se desmotivar. Ouça as reclamações, feedbacks, o que está dando certo e errado, enfim, crie uma relação onde a equipe sinta-se ouvida.

Entenda a capacidade de cada colaborador

O ponto principal de se reunir os mais variados profissionais, é justamente focar nos pontos fortes de cada um. É importante que o gestor foque nos pontos positivos e nas capacidades de cada colaborador. Mas, uma equipe não trabalha sozinha, é um conjunto, cada peça dentro desse time tem seu valor, e para que os objetivos sejam alcançados, o gestor deve rever também os pontos fracos de cada colaborador.

Neste caso, como estamos falando de uma equipe com os mais variados profissionais, torna-se mais fácil de se suprir e preparar, os colaboradores para possíveis erros. Por fim, a motivação e o engajamento, são gerados pelo reconhecimento, fazer com que cada membro da equipe sinta-se importante, é chave para uma boa relação com a equipe.

Avalie o desempenho

Os feedbacks são importantes em qualquer nível da organização, e claro, com a equipe multidisciplinar não seria diferente. A avaliação é a forma mais direta para o colaborador melhorar seu desempenho, e principalmente, entender quais são os pontos que precisam de melhoria.

O ponto nessa avaliação que precisa de atenção para a liderança, é o período em que serão realizados essas avaliações. Nesse caso, o desempenho precisa ser avaliado ao todo, garantindo que o colaborador e o líder, vejam em conjunto a evolução do profissional.

Gerencie conflitos

Entenda que essa junção de profissionais, apesar de muito positiva, também pode gerar alguns conflitos, justamente por essas diferenças de pensamento e conhecimento. Nesse momento, o gestor deve se atentar aos motivos e causas desses conflitos.

Uma boa gestão é aquela que consegue lidar com conflitos, e também usufruir das vantagens de uma equipe multidisciplinar. Entre algumas dicas, podemos colocar:

  • Ouvir e negociar um acordo para a convivência geral;
  • Entender as reclamações e sentimentos desconfortáveis;
  • Entender a importância do feedback negativo, sem diminuir ou prejudicar o colaborador;
  • Perceber a diferença entre um julgamento e um fato;
  • Analisar os pontos fracos e as metas que não estão sendo atingidas;

Gestão comportamental na equipe multidisciplinar

Uma das maneiras de se entender a personalidade e característica da equipe multidisciplinar, é aplicar a gestão comportamental. Mapear o comportamento dos integrantes da equipe, ajuda a entender os mesmo de forma mais profunda, entender quais colaboradores consegue trabalhar melhor juntos.

A maneira de se entender essas diferentes personalidades, é aplicar teste de personalidade e comportamento para os colaboradores de sua equipe. Assim, com uma análise geral, será possível identificar os times que podem funcionar melhor trabalhando unidos e aqueles que podem ter conflitos.

Por que a comunicação é tão importante para gerir uma equipe multidisciplinar?

A comunicação é em sua essência o ponto mais importante da gestão de uma equipe multidisciplinar, afinal, quando há uma falta de clareza nessas informações, os resultados da equipe podem diferir do esperado.

O trabalho em equipe é um dos pontos mais primordiais no recrutamento e seleção de novos colaboradores. Mas, o que não pode acontecer, é um relaxamento, ou falta de administração e evolução dessa capacidade.

O ponto-chave para se garantir uma boa comunicação, é o investimento em um bom clima e ambiente organizacional. Outro ponto de atenção, é a troca de feedback, como citado acima, é fundamental, considerando que seja feito da maneira correta. Por fim, a junção de profissionais de diferentes áreas, também traz consigo uma diversidade cultural, étnica, biológica, social, entre outros. A organização como um todo, deve entender que isso é uma realidade, e que não dá para se fechar os olhos para esse assunto tão em alta nos últimos tempos.

Conclusão

Por fim, as equipes multidisciplinares podem trazer resultados excelentes, se bem organizados. Isso não é uma tarefa simples, juntar diferentes profissionais, das mais variadas áreas e com os mais tipos de conhecimento, pode-se tornar um problema de gestão.

Empresas que buscam resoluções e melhores resultados, podem encontrar a solução internamente na organização. Além de mais eficientes, equipes multidisciplinares conseguem ser mais criativas, principalmente para a melhora dos processos da organização.

Por fim, essa troca de experiência e o clima de diversidade, cria um ambiente de trabalho dinâmico, onde os profissionais de diferentes áreas, aprendem novas skills e capacidades, através dos integrantes da equipe. O aumento da produtividade, também é algo que entra em destaque nesse modelo de equipe, afinal, o dinamismo e o clima de inovação fazem com que os profissionais sintam-se mais engajados e motivados para atingir os objetivos da organização.

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