Técnica Smart Saiba Como Usar

No artigo de hoje vamos abordar a técnica SMART, que é uma das principais ferramentas para a elaboração das metas de qualquer negócio.

Trabalhar com metas já é uma realidade cada vez mais presente em qualquer empresa. Afinal, elas são a única maneira de medir se os objetivos definidos estão sendo cumpridos de maneira eficiente.
Porém, apesar dessa prática ser uma realidade, fica o questionamento: será que as empresas estão elaborando as suas metas de forma correta?
Pois bem, essa já é uma realidade que não podemos garantir. O fato é que muitas delas estabelecem suas metas de maneira subjetiva, ou então de forma que sejam impossíveis de serem medidas ou alcançadas.
Para que a sua empresa consiga alcançar esses objetivos vamos ensinar vocês a usarem a técnica smart, confira:

O que é a SMART?

Como o próprio nome diz, é um método inteligente de criar objetivos para realizar processos e alcançar resultados dentro de um negócio.

A SMART é uma ferramenta que apoia a elaboração de metas, sendo que cada letra do seu nome significa uma premissa que a meta tem que cumprir.
Segundo ela, toda meta deve ser:

  • S: específica (specific);
  • M: mensurável (measurable);
  • A: atingível (attainable);
  • R: relevante (realistic);
  • T: possuir um tempo para ser cumprida (time bound).

Ou seja, para que uma meta consiga ser medida de forma eficiente e também representar o objetivo que deseja alcançar, ela precisa respeitar as premissas de cada letra que apresentamos acima.
Dessa forma, a empresa conseguirá definir metas que sejam mais claras e representem o seu futuro de forma objetiva.

Como utilizar a técnica SMART

Portanto todas as etapas da metodologia de metas SMART, a definição de um objetivo específico se vale de uma série de perguntas.

A ideia desse exercício é promover a reflexão sobre onde se deseja chegar.

Você pode fazer a análise de modo individual ou reunir a equipe para uma reunião do tipo brainstorming, a famosa tempestade de ideias.

A grande verdade é que não há uma maneira correta de utilizar essa ferramenta. Se pensarmos de maneira simplista, é somente elaborar uma meta que siga suas regras!

Porém, na prática não é tão trivial assim.

Nesse caso, podemos fazer uma analogia com qualquer receita culinária, a qual não adianta ter somente os ingredientes se não se sabe o modo de preparo.
Por isso, elaboramos um passo-a-passo para ajudá-lo com esse processo:

  1. Escreva os objetivos da sua empresa no papel;
  2. Caso queira, separe cada objetivo em categorias que forem pertinentes ou façam sentido para o negócio;
  3. Para cada objetivo, defina uma meta com os princípios da SMART:
    • ela deverá ser específica em relação àquilo que quer atingir em números;
    • defina como você vai medi-la, gerando um indicador para ela;
    • reflita se ela está dentro de uma realidade possível;
    • analise se a meta é relevante para o negócio como um todo;
    • estabeleça um prazo para ela ser atingida;

Metas SMART empresariais

Vamos realizar algumas aplicações na pratica para que vocês entendam como usar a técnica no dia a dia da sua empresa veja a seguir:

Objetivo aumentar o tráfego orgânico no site da empresa em 20% em 2022

  • Específica: define o percentual esperado de crescimento;
  • Mensurável: há métricas específicas para acompanhar a evolução do tráfego no período;
  • Atingível: depende de uma série de ações, mas é plenamente realizável;
  • Relevante: para a empresa, significa maior visibilidade na web;
  • Temporal: determina que a meta seja atingida em 2020.

Ampliar em 15% o número de clientes fixos até o final do ano

  • Específica: estabelece um percentual exato de crescimento desejado;
  • Mensurável: ao conhecer a atual carteira de clientes, é fácil mensurar a chegada de novos até o final do ano;
  • Atingível: exige um esforço que está ao alcance da empresa;
  • Relevante: representa mais receitas e também a estabilidade da empresa no mercado;
  • Temporal: não é tão específica ao falar em final do ano, mas pode ser aceito como prazo.

Investir 10% menos em publicidade e 5% mais em marketing de conteúdo nos próximos 12 meses

  • Específica: é uma meta duplamente específica;
  • Mensurável: se há controle sobre os valores atualmente investidos, a empresa consegue mensurar as alterações;
  • Atingível: se atende ao orçamento de marketing da empresa, é uma meta viável
  • Relevante: há expectativa de um melhor retorno sobre o investimento a partir da mudança;
  • Temporal: o prazo de 12 meses torna a meta temporal.

Benefícios em utilizar a SMART

Você já deve ter percebido que utilizar esse método pode impactar diretamente na maneira de como a empresa lida com seus objetivos e projeta suas metas, deixando esse processo mais simples, claro e eficiente.
Além disso, é possível controlar de forma mais eficaz o cumprimento de todas as ações que foram executadas para alcançar um cenário projetado para o futuro.
O benefício está no alinhamento de todos, que vão seguir uma direção comum, além de estarem motivados a alcançar os resultados.
Resumindo, a utilização da técnica SMART é uma forma simples e objetiva de gerenciar metas e pessoas. Lembre-se: o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Além disso, pessoas e equipes tendem a buscar os resultados de forma mais produtiva e eficiente quando estão sendo medidas.

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