Dentre os diversos métodos que as empresas utilizam para fazer o controle de frequência dos colaboradores, o relógio de ponto digital é um dos mais comuns. Prático e de custo médio, ele está presente entre diferentes empreendimentos. Mas será que esta é a melhor forma de se fazer o controle de ponto do negócio?
Neste texto vamos falar sobre relógio de ponto digital, seus usos, vantagens e desvantagens, bem como de outras formas para se fazer o controle de presença dos seus colaboradores. Acompanhe conosco até o fim!
O que é e para quê serve um Relógio de Ponto Digital?
O relógio de ponto digital é o dispositivo eletrônico usado para registrar as entradas e saídas dos funcionários do seu empreendimento. Este tipo de equipamento substitui os antigos relógios de ponto mecânicos ou analógicos, que usavam cartões para fazer a marcação de ponto, oferecendo uma solução mais precisa para a gestão do ponto.
Esse tipo mais moderno de relógio de ponto utiliza tecnologia digital para capturar as informações de entrada e saída dos funcionários com interações rápidas. Normalmente, os colaboradores utilizam cartões magnéticos para marcar o ponto, porém, também podem usar senhas, impressão digital e reconhecimento facial para que o aparelho reconheça o funcionário.
Os relógios digitais possuem algumas vantagens e desvantagens. Por um lado, o equipamento é prático e seu uso pelos colaboradores é simplificado. No entanto, ele pode custar caro, causar contratempos logísticos à empresa, limitar as possibilidades de contratação e dificultar a integração com outras tecnologias. Falaremos mais sobre cada um destes temas no tópico seguinte.
Por fim, o relógio de ponto digital acaba ajudando empresas a cumprir com suas obrigações legais e trabalhistas de uma forma simples, porém básica. Podemos dizer então que há formas melhores, mais completas e com menos custos para se fazer um bom controle de ponto dentro da empresa.
Quais as vantagens e desvantagens de ter um Relógio de Ponto Digital?
Em primeiro lugar, o relógio de ponto digital, da forma que é utilizado hoje, apresenta vantagens e desvantagens. Conhecer benefícios e desafios é relevante para saber se ele é ou não é a solução mais adequada para o seu tipo negócio. Por isso, veja a seguir e entenda melhor se essa solução faz sentido na sua rotina:
Vantagens do relógio de ponto digital
O relógio de ponto digital tem algumas vantagens em relação a métodos mais antigos e convencionais, como por exemplo, os relógios de ponto mecânicos, as folhas e os livros de ponto que ainda são utilizados em algumas empresas. Eles auxiliam a corporação a ter mais regularidade na marcação do ponto, no que diz respeito às obrigações trabalhistas da empresa.
Por fim, o relógio de ponto digital também é mais simples, rápido e fácil de usar do que estas tecnologias obsoletas mencionadas. Basta que o colaborador chegue próximo ao equipamento e use o método definido para marcar seu ponto (cartão, código de barras, digital, etc). Isso elimina erros manuais de contagem, dando mais assertividade que métodos manuais.
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Desvantagens do relógio de ponto digital
Apesar de sua simplicidade e de funcionar para os propósitos aos quais foi desenvolvido, é nas limitações e nas desvantagens que vemos que o relógio de ponto digital pode não ser a melhor tecnologia para controle de jornada dos colaboradores.
Em primeiro lugar, quando comparado a um sistema eletrônico de controle de ponto, o relógio de ponto digital costuma ser mais caro, principalmente se a empresa for pequena. A compra do equipamento e a realização de manutenções necessárias ao seu funcionamento, bem como a constante atenção para o tratamento dos dados coletados, usam dinheiro e tempo sem necessidade. Além disso, em uma empresa com vários colaboradores, é comum que se formem filas nas entradas e saídas, uma vez que todos precisarão passar pelo relógio de ponto, um de cada vez.
Ademais, o relógio de ponto é muito limitado e realmente só serve para isso: registrar entradas e saídas. Com isso, questões de contratação, departamento pessoal, documentos e outras funções que poderiam estar inclusas e vinculadas acabam sendo tratadas em soluções diferentes. Para além disto, fica muito complicado fazer integrações diretas com sistemas de RH, de pagamento ou de benefícios, gerando retrabalho para a gestão de recursos humanos da empresa a cada ciclo de remuneração.
Fora esses pontos, em uma empresa onde muitos colaboradores trabalham externamente ou remotamente, seja em casa ou sempre em trânsito, o relógio de ponto digital já não consegue controlar as entradas e saídas, pois os colaboradores sequer estão fisicamente na empresa.
Existem outras formas além do Relógio de Ponto Digital para fazer registro de jornada?
Como dissemos desde o início do texto, há outras formas de se fazer o controle do ponto da empresa. Neste sentido, todas estas maneiras são regulamentadas em lei e possuem nomenclaturas próprias. Veja só:
Até o momento, o relógio de ponto digital que nos referimos é o Registro Eletrônico de Ponto – Convencional (REP-C), o que possui um dispositivo específico para bater ponto. No REP-C, normalmente um aparelho é fixado em algum ponto da empresa, o qual é usado pelos colaboradores sempre que o funcionário entra e sai do trabalho.
Os outros dois sistemas eletrônicos de ponto que vamos abordar agora são o Registro Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A) e o Registro Eletrônico de Ponto por Programa (REP-P), sendo esta última de longe a melhor opção disponível no mercado – e explicaremos porquê.
REP-A
O sistema de REP-A diz respeito ao Registro Eletrônico de Ponto Alternativo. Este método utiliza um conjunto de sistema/software de registro de ponto. Ou seja, ele pode ser usado por equipamento específico, computador, tablet ou smartphone, e também inclui no sistema o Programa de Tratamento de Registro de Ponto.
Entretanto, este formato tem dois aspectos limitantes: a necessidade legal de ser aceito em acordo coletivo ou convenção de categoria. Além disso, também tem a obrigatoriedade de emitir um comprovante de ponto que seja impresso ou entregue ao colaborador na forma de um arquivo PDF. Acabam sendo dois fatores que aumentam custos e dão menos flexibilidade para este formato.
Ponto Eletrônico REP-P
Por outro lado, o Registro Eletrônico de Ponto por Programa (REP-P), é no momento a forma mais rentável e assertiva de se fazer o registro de ponto dos colaboradores. É nesta metodologia que são contempladas as soluções oferecidas pela MarQ.
Ademais, o REP-P é bem mais flexível e versátil do que o REP-A e não precisa ser estabelecido em convenção coletiva com a classe. Além disso, ele também tem a capacidade de armazenar muito mais dados do que apenas o registro de ponto do colaborador, tudo de maneira padronizada para a geração de indicadores e relatórios. O software da MarQ, inclusive, faz isso e muito mais, conforme explicaremos no próximo tópico.
Por fim, os sistemas REP-P também fazem a marcação de ponto via computador, tablet ou smartphone, proporcionando o registro de ponto de maneira digitalizada e remota pelos funcionários, onde quer que estejam. Tudo isso sem a necessidade de comprar qualquer equipamento específico, podendo substituir o relógio de ponto e se integrando a sistema de folhas de pagamento e de benefícios.
Portanto, o ponto eletrônico REP-P deve ser a forma selecionada pelo RH para fazer a gestão do ponto dos colaboradores. Este modelo se adapta de forma mais adequada a qualquer tipo de organização, independentemente de porte e modelo de negócio.
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Quais as diferenças entre um Sistema de Controle de Ponto (REP-P) para um Relógio de Ponto Digital?
Agora que você conheceu mais detalhes sobre cada sistema de registro de ponto, veja as diferenças entre o relógio de ponto digital e as soluções REP-P:
Mais barato
Primeiramente, um sistema de controle de ponto é mais barato. A empresa só paga pelos serviços que contratar e não precisa adquirir nenhum equipamento adicional para colocar os registros em operação. Isto é, nada de comprar relógios, bobinas, cabos, etc.
Melhor para o RH
Diferentemente do relógio de ponto digital, os serviços oferecidos via REP-P vão muito além de apenas controle de ponto. Eles podem atuar praticamente de ponta a ponta na jornada do colaborador dentro da empresa.
Por exemplo, desde antes mesmo da contratação, o Portal de Vagas da MarQ. auxilia a empresa a divulgar as oportunidades de emprego de maneira simples, lógica e fácil. Quando um candidato se inscreve, o RH já tem acesso aos dados. E, em caso de contratação, a Admissão Online também simplifica a transferência de documentos e a parte burocrática do ingresso do colaborador, permitindo inclusive que ele comece a fazer os registros de ponto assim que estiver com o aplicativo em mãos.
Ainda alinhado ao REP-P, a MarQ. oferece soluções como a possibilidade de feedbacks otimizados aos colaboradores. Também relatórios de desempenho e gráficos que melhoram a qualidade das decisões estratégicas do RH.
Integrado à gestão de benefícios
Além de um bom sistema de ponto, oferecer benefícios flexíveis e úteis aos colaboradores ajuda a atrair talentos e reduzir o turnover. Por isso, a MarQ. integra a gestão de ponto ao MarQFlex, a solução de benefícios flexíveis que a empresa gerencia de maneira otimizada.
Por outro lado, na ponta do colaborador, ele pode escolher exatamente de que forma utilizar seus benefícios. Isso aumenta a percepção de valor deste recurso oferecido aos trabalhadores. Tudo isso não é possível em outros tipos de gestão de ponto.
Fácil para registrar ponto de qualquer lugar
Mais um dos grandes motivos pelos quais as empresas contratam serviços de gestão de ponto REP-P. A facilidade para se registrar o ponto dos colaboradores de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Use PC, tablet, smartphone e outros.
Este recurso é útil para empresas que possuem colaboradores atuando fora dos limites físicos do empreendimento. Vendedores, consultores, profissionais operacionais e colaboradores de home office têm mais transparência e agilidade no registro do ponto.