Há diversas formas de se controlar a entrada e saída dos colaboradores e, naturalmente, o relógio de ponto biométrico é uma delas. Por ser popular e relativamente prático, acaba sendo escolhido por muitos RHs que querem solucionar a questão do controle de ponto. Porém, ele pode não ser a maneira mais indicada para o seu negócio. Neste conteúdo você vai entender porquê.
Portanto, este artigo trata do relógio de ponto biométrico. Você saberá detalhes sobre este tipo de controle de ponto, as suas vantagens e desvantagens, bem como outras opções melhores e piores para realizar a gestão da frequência dos colaboradores. Acompanhe conosco até o fim!
Controle de ponto e sua importância
O controle de ponto é fundamental para qualquer negócio onde os colaboradores precisam cumprir carga horária, independentemente do modelo de negócio. Em primeiro lugar, ele possibilita que os gestores de RH tenham uma visão clara das horas trabalhadas por cada colaborador, facilitando o monitoramento do trabalho, além de permitir à empresa cumprir obrigações trabalhistas.
Além disso, a precisão no registro do tempo trabalhado reduz as disputas entre a sua empresa e os colaboradores por horas extras, pagamento de salários, entre outros. É por esse motivo que o uso de uma ferramenta de controle de ponto é indicado para empresas que começam a crescer, uma vez que ele fornece informações precisas para calcular salários, benefícios flexíveis, bônus, bonificações e outras remunerações.
O controle de ponto também ajuda o time de RH a realizar indicadores de desempenho dos colaboradores de acordo com as horas trabalhadas, assim como ter dados mais precisos para um planejamento de admissões, demissões, promoções e alterações de organograma.
Por fim, fazer o controle do registro de ponto permite também que a empresa tenha um controle maior associado aos custos trabalhistas. Por mais que os colaboradores sejam um dos principais ativos de uma empresa, é necessário colocá-los sempre na ‘ponta do lápis’ para que a empresa seja financeiramente saudável.
O que é relógio de ponto biométrico?
O relógio de ponto biométrico é uma tecnologia similar aos demais relógios de pontos existentes. Porém, a particularidade deste tipo de relógio é utilizar aspectos biométricos dos colaboradores para realizar o controle de ponto. Ou seja, ele utiliza dados relativos a características físicas ou biológicas para identificar uma pessoa. No caso de relógios de ponto biométrico, as duas formas mais comuns para a identificação são a impressão digital ou o reconhecimento facial.
Tudo começa quando os funcionários cadastram suas informações biométricas no sistema, normalmente por meio de um escaneamento das impressões digitais ou do reconhecimento facial. Com esses dados, um perfil único é criado e associado a cada trabalhador. Embora esse sistema dificilmente seja fraudado, não é impossível que brechas e erros possam acontecer.
Depois, ao chegar ou sair da sua empresa, o funcionário utiliza o relógio de ponto para registrar a presença. Ao posicionar o dedo no scanner ou alinhar o rosto com o leitor biométrico, que faz a leitura das características únicas da biometria do colaborador.
Por fim, o sistema verifica as informações biométricas capturadas em tempo real e registra automaticamente a entrada ou saída do trabalhador no sistema de controle de ponto do seu negócio.
Em resumo, este tipo de relógio faz o registro biométrico, a identificação dos horários de entrada e saída, e o registro automático no controle de ponto. Porém, a grande maioria dos equipamentos do tipo relógio de ponto biométrico não faz muito mais do que isso. Em um mercado de trabalho dinâmico e cada vez mais concorrido, pode não ser o suficiente para realmente aproveitar todo o potencial dos recursos humanos do seu negócio. Falaremos mais sobre isso a seguir.
Vantagens e desvantagens do relógio de ponto biométrico
Como quase todo equipamento utilizado no cotidiano das corporações, o relógio de ponto biométrico apresenta algumas vantagens e outras desvantagens quando comparado a outras formas para se fazer o controle de ponto. Entenda a seguir:
Vantagens
Em primeiro lugar, para observarmos as vantagens do relógio de ponto biométrico, é necessário compará-lo com algumas tecnologias mais tradicionalistas e obsoletas para o controle de ponto.
Quando se compara a formas manuais de controle de frequência, como o livro ponto, a ficha de ponto ou o controle de ponto por cartão, o relógio de ponto apresenta uma série de benefícios. Ele é mais ágil, seguro e preciso do que estas três maneiras de registro, permitindo um controle de ponto mais assertivo e com interação humana reduzida. Isso diminuiu consideravelmente a possibilidade de erros e fraudes, além de possibilitar rapidez na marcação do ponto.
Além disso, diferentemente do ponto por cartão ou das marcações em papel, o relógio de ponto biométrico pode ser conectado a um sistema online. As possibilidades de integração são limitadas, mas ainda assim é possível colocar os pontos na nuvem sem muita complicação.
Desvantagens
Apesar de ser mais tecnológico, o relógio de ponto herdou algumas das desvantagens que também existem no relógio de ponto eletrônico. Principalmente no que diz respeito à marcação do ponto em si, custos e limitações tecnológicas.
O relógio de ponto biométrico, mesmo possibilitando marcação de ponto com agilidade, ainda pode ser uma origem de filas e contratempos para os colaboradores. Especialmente em empresas nas quais há um bom número de funcionários, mas apenas poucos ou até mesmo um só relógio de ponto biométrico.
A resposta para isso, portanto, pode ser comprar mais relógios. No entanto, isso representa apenas mais custos para a empresa. Relógios podem ter valores consideráveis, e muitos deles exigem a aquisição conjunta de um sistema de ponto para poder operar corretamente, de acordo com os preceitos legais.
Pensando nisso, ele ainda se apresenta como uma forma moderna de utilizar uma tecnologia antiquada. Até funciona, mas não é a melhor opção para todas as empresas. Negócios com representantes, vendedores externos ou profissionais de manutenção, por exemplo, precisam atuar fora da área física do negócio. Ou seja, não são contemplados pelo relógio de ponto biométrico a todo momento e ficam excluídos da marcação tradicional de ponto da empresa.
E, em modelos de negócios mais modernos e disruptivos, onde o trabalho remoto é a regra, não a exceção, o relógio de ponto biométrico também acaba não sendo eficaz para realizar a marcação da frequência dos funcionários. É neste contexto que outras formas de fazer o controle entram em cena.
Além disso, questões como cadastros errados que vinculam biometrias de um funcionário com informações de outro, falha em leitores de digital e até mesmo reconhecimento facial de baixa precisão podem fazer com que erros e fraudes possam sim acontecer neste tipo de registro de ponto.
Outras opções para marcação de ponto
Além das obsoletas tecnologias de marcação de ponto cartográfico, fichas e livros ponto, vamos falar sobre outras opções que sua empresa pode usar para fazer o controle de entradas e saídas dos colaboradores.
Ponto Eletrônico REP-A
Importante ressaltar que o relógio de ponto biométrico integra o grupo de Registro Eletrônico de Ponto Convencional (REP-C). Já o sistema de REP-A significa Registro Eletrônico de Ponto Alternativo. Essa tecnologia usa um conjunto de software/sistema de registro de ponto, o qual pode ser aplicado por um equipamento específico ou computador, tablet e smartphone. A tecnologia também inclui o Programa de Tratamento de Registro de Ponto.
Porém, esta modalidade tem duas grandes limitações: a necessidade legal de ser aceita por acordo coletivo ou convenção com o sindicato, bem como precisar emitir um comprovante de ponto que é impresso e entregue ao colaborador ou disponibilizado como um arquivo PDF.
Ponto Eletrônico REP-P
Já o Registro Eletrônico de Ponto por Programa (REP-P), também chamado de Sistema de Gestão de Ponto, é no momento a maneira mais eficaz de realizar o registro de ponto dos seus funcionários. Além disso, aqui estão as soluções da MarQ para o seu negócio.
O sistema de ponto REP-P apresenta mais flexibilidade do que os sistemas anteriores e não precisa ser estabelecido em convenção coletiva. Ademais, o sistema também pode armazenar muito mais informações do que apenas o registro de ponto do trabalhador Os sistemas da MarQ tem estas funcionalidades e mostraremos no item seguinte.
Os sistemas REP-P também realizam marcação de ponto com computadores, tablets ou smartphones, oferecendo registro de ponto de maneira digital e individual para os colaboradores, estejam onde estiverem. Além do mais, sem precisar investir em equipamento específico e substituindo o relógio de ponto.
Portanto, o sistema de ponto eletrônico REP-P faz mais sentido para a gestão do ponto dos seus colaboradores. Este modelo adapta sua operação a qualquer tipo de corporação, não importa o porte e modelo de negócio.
Porque o sistema de ponto MarQ é o melhor para seu negócio?
Primeiramente, a MarQ. é uma empresa que oferece sistema de ponto e muito mais. As empresas têm um verdadeiro conjunto de soluções de ponta a ponta na gestão de RH, com os menores custos.
Você tem acesso a um sistema flexível e customizável, que possibilita a marcação por QRCode, biometria, geolocalização e reconhecimento facial. As empresas usam o app da MarQ. da forma que acharem mais eficaz: em um dispositivo móvel, nos dispositivos dos funcionários, ou até em algum aparelho fixo que a empresa use apenas para essa finalidade.
Logo, em um mercado com diversos colaboradores remotos ou funcionários externos, as funcionalidades da MarQ. trazem facilidade para trabalhador, empresa e RH. Você terá um sistema com interface amigável ao usuário, acessível a colaboradores com diferentes níveis de familiaridade com tecnologia digital.
Por fim, não a MarQ. não está restrita à gestão de ponto. Há diversos módulos para Admissão Digital, Portal de Vagas, assinatura e gestão de documentos online, e até o MarQFlex, nossa solução de benefícios flexíveis que melhora a experiência do colaborador e facilita a vida do RH no fornecimento de benefícios ao trabalhador.
Conclusão
O relógio de ponto biométrico é uma das várias formas de realizar o controle de frequência dos colaboradores. Ainda que ele funcione bem para alguns fins, não é o ideal para a maioria dos empreendimentos. Portanto, uma empresa com pretensões de crescimento deve escolher um sistema eletrônico para a gestão do ponto.
A MarQ. oferece este sistema. E você pode experimentá-lo em seu negócio sem custo nos primeiros dias! Clique aqui e saiba como!