Chegou a hora de expandir: passos para recrutar talentos

Quais são os pontos que devemos observar na hora de recrutar talentos e expandir nosso negócio? Saiba o que é importante em um processo seletivo

Recrutar talentos - MarQPonto

Se tem um momento na vida de uma empresa que é crucial para definir os rumos do negócio é a hora de efetivar uma contratação. Com um mercado de trabalho competitivo, formado por pessoas bem qualificadas e repletas de experiências de vida e de carreira, para que lado olhar quando analisamos o perfil de um candidato a fazer parte do nosso time?

Se esse questionamento frequentemente também te tira o sono, confira estratégias para que o RH acerte ao identificar qual o candidato com o maior potencial. É através de uma boa seleção que reduzimos a rotatividade do quadro funcional, fazendo com que o ambiente se torne estável e seguro. Isso certamente vai potencializar carreiras, dinâmicas de trabalho e levar o seu negócio mais longe.

Veja, a seguir, ferramentas e estratégias para acertar nas suas futuras contratações!

1. Análise de currículo para recrutar talentos

Currículos para recrutar talentos - MarQPonto

Escrever bem, ter uma boa carta de apresentação, falar de suas experiências e habilidades, bem como de sua própria formação é uma coisa, teoricamente, fácil. E deveria ser, já que é na hora de elaborar um currículo que o candidato foca em falar sobre ele mesmo. No entanto, são muitos os que esbarram em uma visão que pode se afirmar ou se mostrar equivocada na hora da entrevista de emprego.

Para avaliar e selecionar currículos é essencial que não haja economia na hora de compreender quem é o candidato que se coloca na seleção e se há efetivamente já ali a ideia de que é possível vê-lo como futuro integrante da sua empresa.

2. Entrevista de emprego

Entrevistas de emprego - MarQPonto

Talvez a entrevista de emprego seja a coroa do método mais tradicional de selecionar alguém em um processo de recrutamento, já que é nesse momento que o candidato é avaliado com mais profundidade por seu novo empregador.

Como nesse momento o candidato está vendendo o seu talento e competência, convém tentar explorar ao máximo esse primeiro contato. Na entrevista, além de saber mais sobre as habilidades que tem a ver com o emprego, é interessante também tentar conhecer a pessoa que se dispõe a trabalhar contigo e com quem você vai passar boa parte do seu dia.

Às vezes, saber sobre uma viagem que a pessoa topou fazer sozinha, vale tanto a pena quanto saber como ela enfrentou desafios no seu último emprego.

3. Análise de portfólio para recrutar talentos

Portfólio para recrutar talentos - MarQPonto

É claro que não é todo profissional que dispõe de um, já que as carreiras são diversificadas e nem sempre produzem de fato algo materializado para a apreciação.

Mas sempre que for possível, analise o que o seu candidato já produziu. Linguagem, expressão e conteúdo, por mais que mudem de um trabalho para outro, costumam carregar fortes traços pessoais, que são reforçados à medida do tempo.

Assim, identificar essas marcas em trabalhos anteriores pode te dar uma luz do que esperar do seu futuro colaborador. Portanto, é possível saber se ele se irá se adequar ao perfil da sua empresa.

4. Dinâmicas

Dinâmicas em grupo - MarQPonto

Quer saber como seu futuro colaborador se comporta interagindo com seus colegas de trabalho?

As dinâmicas de grupo podem ser uma ferramenta de grande auxílio nessa hora, já que propõe observação do comportamento da pessoa que está sendo avaliada frente a um problema que pode ser típico do dia a dia da sua empresa.

Por mais que no momento da dinâmica todos se saibam avaliadores e avaliados, é importante tentar vencer essa camada e perceber como as pessoas buscam soluções para lidar com problemas, suas habilidades em comunicação e nível de tolerância, o que é o instrumento mais básico de trabalho e que todos precisam possuir para a criação de um ambiente saudável.

5. Testes de conhecimento

Testes de conhecimento - MarQPonto

Não, ninguém está propondo transformar sua empresa em sala de aula, mas já percebeu o quanto nós dependemos desses conhecimentos para construirmos a nossa carreira?

É por essa razão que é comum que empresas submetam seus candidatos a colaboradores a testes que buscam averiguar a aptidão do candidato em lidar com os problemas para os quais se busca solução, já que é justamente com isso que o entrevistado terá de negociar ao longo de sua jornada no novo emprego.

Assim, não hesite em propor um desafio de conhecimentos, seja ele oral, escrito ou até mesmo na hora da aplicação da dinâmica de grupo. É um momento incrível também para o candidato mostrar como irá negociar com esse tipo de enfrentamento na hora que ele surgir – e certamente, ele estará pronto e ansioso para isso.

6. Análise de perfis em mídias sociais para recrutar talentos

Análise de redes sociais para recrutar talentos - MarQPonto

Por mais polêmico que esse assunto seja, saiba: a análise de conteúdos publicados em mídias sociais é algo que vai além de exame ou invasão da privacidade e muitas vezes pode salvar sua equipe de enrascadas.

A questão aqui não é saber sobre o status de relacionamento, gostos musicais, o que a pessoa falou sobre uma série ou sobre um filme. A questão é muito mais delicada e muitas empresas encaram como prevenção. Ninguém quer ter um colega de trabalho que não respeite a diversidade, que seja intolerante com aquilo que dele difere ou que expresse opiniões pouco republicanas sobre assuntos que se tornam pautas importantes.

É importante, afinal, lembrar, que é com essas pessoas que dividimos o nosso dia e é com elas que vamos formar laços que podem ou não fazer com que a empresa prospere, uma vez que o clima empresarial e o relacionamento interpessoal são fatores que influenciam diretamente nos bons e esperados resultados.

Dúvidas sobre controle de ponto - MarQPonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *