Ponto eletrônico por QR code

Conforme o mundo se torna mais e mais digital, esse código passou a ser usado para outras finalidades. Como por exemplo: A modalidade de ponto eletrônico por QRCode.

Talvez você não tenha feito essa analogia, mas os códigos QR são, hoje em dia, o que o código de barras foi em 1970.

O QRCode, no entanto, é uma tecnologia bidimensional, faz uso de leitura vertical e horizontal de uma imagem e pode ser lido pelas câmeras de praticamente qualquer celular.

Essa é uma tecnologia comumente utilizada para facilitar o pagamento em máquinas de cartão ou por aplicativos bancários.

Antes de começarmos a falar sobre o registro por QRCode. Vamos entender melhor o que são as duas coisas separadas, começando pelo registro de ponto.

Ponto eletrônico por QRCode

Registro de ponto: O que é?

registro de ponto é um aliado das empresas há muito tempo, ele serve para que as organizações tenham um controle fiel da jornada de trabalho dos colaboradores, garantindo que haja uma maior transparência na relação de trabalho e que além disso, a empresa esteja em conformidade com a legislação.

Com ele, o colaborador sabe que suas horas de trabalho estão devidamente registradas e a empresa sabe que o funcionário está cumprindo com o combinado em seu contrato de trabalho.

Existem diversas formas de registro de ponto, sendo o controle de ponto por aplicativo a mais recente delas, ele representa a evolução da tecnologia.

Se você parar para pensar, diversos equipamentos utilizados em nossa rotina ficaram menores com o passar do tempo, bons exemplos são os computadores e telefones, que no começo eram máquinas gigantes e hoje se transformaram em objetos pequenos e portáteis.

Com o registro de ponto não foi diferente, a primeira tecnologia inventada foi o relógio de ponto cartográfico, depois dele surgiu o relógio de ponto eletrônico por cartão magnético e em seguida o ponto biométrico até chegar a era eletrônico digital, em que o aparelho de registro deixou de ser físico e passou a ser um aplicativo que pode ser utilizado em celulares, tablets e computadores se tornando totalmente móvel.

Aplicativo web,tablet ou celular

Agora que entendemos o que é o registro de ponto, vamos entender o que é o QR code.

Você sabe o que é o QRCode?

Código de resposta rápida. Esse é o nome completo do QRCode (Quick Response Code). Embora esteja sendo mais notado — e adotado — apenas agora, ele já tem 25 anos: foi criado em 1994 pela Denso-Wave (uma empresa do Grupo Toyota), no Japão.

O QR Code é uma evolução do código de barras — que existe desde 1970 e revolucionou a identificação de produtos. Ele consiste em um gráfico 2D (o código de barras comum usa apenas uma dimensão, a horizontal, enquanto o QR usa a vertical e a horizontal) que pode ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares (alguns modelos ainda requerem aplicativos específicos para isso).

Registro de ponto eletrônico por QRCode

A Denso-Wave, quando o criou, o fez para facilitar a classificação de peças de carros. Logo, entretanto, ficou claro que ele poderia ser útil em outros segmentos. Ele foi, então, aprimorado e passou a ser usado para oferecer mais informações e até conteúdo exclusivo — já que tem alta capacidade de armazenamento de dados.

Hoje em dia a maioria dos celulares já vem com uma aplicação para leitura de QRCode, e isso permite além de realizar pagamentos, outras possibilidades. Como direcionar pessoas para um site ou aplicativo sem que elas precisem digitar o endereço. Garantindo uma experiência multidimensional, essa função já era bastante comum em totens de publicidade.

Outra possibilidade é utilizar o QRCode como forma de identificação, diversos aplicativos utilizam a leitura desse código para validar o usuário de forma segura.

E a junção desses dois exemplos, pode ser utilizada para explicar o registro de ponto por QRCode, como iremos entender mais adiante.

O que é o registro de ponto por QRCode?

O registro de ponto por QRCode é uma possibilidade trazida pelo controle de ponto eletrônico alternativo, que permite a identificação do colaborador por uma etiqueta de código.

Essa etiqueta é única para cada colaborador e a leitura dela é feita pela câmera do dispositivo em que o app de ponto está instalado, o que permite o registro de ponto.

O sistema permite que colaboradores batam o ponto em um único local!

O QRCode é uma das opções mais seguras que existem, e no momento do registro de ponto, uma foto é tirada para proteger a empresa de possíveis fraudes.

Além das marcações online, agora você também pode optar que todos os colaboradores façam suas marcações diárias em um único aparelho (smartphone, tablet ou computador com câmera), fixo em algum local da empresa.

Como funciona o ponto por QRCode?

Essa é uma forma simples e rápida de registrar a jornada de trabalho. Cada colaborador recebe um código — pessoal e intransferível — e, por meio dele, consegue registrar suas entradas e saídas, além dos intervalos.

O código pode ser lido pelo smartphone do colaborador ou por um tablet disponível na entrada da empresa.

Para isso, basta apontar o QRCode para o leitor e, assim, o sistema registra o dia, a hora e o local onde a jornada está sendo iniciada.

Além disso, o sistema pode, ainda, fazer uma leitura biométrica facial do colaborador e garantir a integridade da informação.

Nossa solução mais recente, o Tangerino Totem, faz tudo isso, mas vamos falar sobre ele mais à frente.

O Ponto por QRCode é seguro?

Essa foi uma das grandes preocupações das empresas em relação ao QRCode, afinal, por se tratar de um código ele não aumenta as chances de fraude e faz com que um colaborador marque o ponto no lugar do outro?

A preocupação é válida, mas o registro de ponto por QRCode é totalmente seguro. Isso porque ele continua seguindo as mesmas medidas de segurança da marcação de ponto por senha. A única diferença é que o colaborador não precisa registrar sua senha para bater o ponto.

Como explicamos, no momento em que o colaborador aponta sua etiqueta QRCode para a câmera o processo de batimento de ponto começa, e a sua imagem é capturada normalmente.

Além disso, a geolocalização também é captada, então continua sendo 100% seguro e eficiente, apenas uma nova maneira de realizar a marcação de ponto.

O que diz a legislação sobre o registro de ponto eletrônico por QRCode?

A lei trabalhista não diz nada em específico sobre o registro de ponto eletrônico por QRCode.

Leis trabalhistas sobre o registro de ponto eletrônico por QRCode

Isso porque, o registro de ponto eletrônico por QRCode é apenas uma modalidade de marcação de ponto do controle de ponto alternativo, que promete múltiplas formas de marcação, então, ele segue as mesmas regras da portaria 373 do MTE, que inclui:

  • Previsão em convenção coletiva ou acordo coletivo para adoção do sistema de ponto alternativo;
  • Estar presente no local de trabalho;
  • Necessidade de possuir identificação do empregador e colaborador. Permitindo a extração das informações do registro de ponto e a impressão das marcações realizadas pelos trabalhadores de maneira fiel e inalterável.
  • Proibição de restrições para marcação de ponto, marcação automática dos horários ou exigência de autorização para marcação de horas extras;
  • Proibição de alteração ou eliminação dos registros feitos pelos colaboradores.

Até aqui falamos sobre o que é o ponto por QRCode e sua previsão legal. Então você já entendeu quase tudo sobre o assunto, mas ainda precisamos falar sobre quais as vantagens dessa modalidade de marcação. Acompanhe!

Principais vantagens do ponto eletrônico por QRCode

Depois de tudo que falamos aqui, você já deve ter percebido que o ponto por QRCode é muito tecnológico e representa um grande diferencial e avanço na tecnologia de controle de jornada. Mas além disso ele possui mais vantagens, são elas:

  • Evita o contato do funcionário com dispositivo público para bater ponto

Cuidar dos colaboradores significa inclusive adaptar a empresa para que eles tenham uma melhor qualidade de vida no trabalho, por isso, a solução foi desenvolvida para evitar que muitas pessoas tocassem em uma superfície, e isso ajuda muito neste momento em que o mundo todo está preocupado com a COVID-19.

Então essa é uma grande vantagem, que pode inclusive ser utilizada até mesmo após o fim da pandemia.

  • Reduz custo para a empresa

Como podemos notar, o aplicativo de ponto eletrônico por si só já reduz custos para as empresas. Pois torna a marcação de ponto móvel, inteligente e eficiente, diminuindo fraudes e sem que as empresas precisem pagar muito caro por uma boa solução.

E como o sistema é todo desenvolvido em nuvem, a partir de um software programado. Essa é uma modalidade que não representa um custo adicional para a empresa, nem mesmo com a confecção de etiquetas. Elas podem ser impressas em papel comum ou disponibilizadas digitalmente para cada colaborador.

  • Reduz fraudes no registro de ponto

Como vimos, apesar de ser utilizada uma etiqueta para marcação de ponto eletrônico por QRCode ainda apresenta o reconhecimento facial e geolocalização. Garantindo a identificação do colaborador que registrou o ponto e o local de sua marcação.

Com ele sua empresa não precisa se preocupar com fraudes nem abrir mão da marcação de jornada dos colaboradores, pois ele continua sendo totalmente seguro.

  • Auxilia na gestão de pessoas e aumenta a eficiência do RH na gestão de jornada

O registro de ponto por QRCode é seguro e garante que a empresa continue acompanhando a jornada dos seus colaboradores sem nenhum tipo de contato, produzindo assim indicadores de RH essenciais para uma boa gestão de pessoas, como taxas de absenteísmo, relatórios de horas trabalhadas, relatórios de horas extras e muito mais.

Esse é o grande propósito da tecnologia no RH, facilitar o dia a dia das empresas e garantir uma gestão eficiente.

Teste grátis

Tecnologia e Inteligência Artificial a favor do RH

Podemos concluir que o método mais eficiente, seguro, prático e econômico para fazer registro de ponto dos colaboradores da sua empresa é o Ponto Digital por meio de Aplicativo, da MarQ.

Isso porque é o método que apresenta soluções utilizando as tecnologias mais atuais do mercado, como inteligência artificial para coleta e entendimento de dados, segurança.

E principalmente a possibilidade de gestão das horas trabalhadas em tempo real, um dos maiores requisitos em todos os nichos.

Ainda assim, os outros métodos podem ser optados de acordo com o orçamento da empresa e as necessidades atuais da mesma.

Conheça a MarQ!

A MarQ é uma empresa que produz soluções para controle de jornada das empresas. Acreditamos que o controle de ponto não precisa ser detestado e pode ser um grande aliado do setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Por meio do sistema MarQ sua empresa tem inúmeras ferramentas que tornam a gestão de jornada moderna e facilitam a rotina do departamento. Entre essas ferramentas podemos destacar:  a facilidade de acompanhamento de jornada em tempo real, o cálculo de horas extras automático, um banco de horas robusto, gestão de jornada completa e muito mais!

A MarQ é inteligente e possui o melhor custo benefício do mercado. A plataforma é Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas. Grandes empresas confiam na nossa solução, seja você também nosso parceiro! Agende um bate-papo com um especialista em controle de ponto!

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Conheça a MarQPonto e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *