O Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI, é uma ferramenta que muitas empresas utilizam para pautar a expectativa e as diretrizes de evolução e desenvolvimento profissional de seus colaboradores. É um instrumento muito importante para os profissionais de RH.
Por isso, neste conteúdo vamos falar sobre o PDI. O que é isso, como funciona, por que é importante e de que maneiras a sua empresa pode aplicar um bom PDI. Acompanhe conosco!
Pensando nisso, trouxemos um artigo para ajudar vocês, gestor ou analista de pessoas, a escolher o melhor sistema de ponto para sua empresa, proporcionando a melhor relação custo/benefício, bem como o maior retorno sobre o investimento. Acompanhe conosco!
O que é o Plano de Desenvolvimento Individual
O Plano de Desenvolvimento Individual é um documento em que a empresa traça metas e objetivos para a evolução e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas dos colaboradores.
Ele é elaborado de forma personalizada para cada indivíduo, cargo ou área. Este instrumento também serve para ajudar o colaborador a evoluir não apenas dentro da empresa, mas também nas esferas pessoal e profissional.
Normalmente, ele é composto de várias etapas delimitadas. Isso pode incluir identificar pontos “fortes” e “fracos” de cada colaborador, determinar metas tangíveis e realistas para cada um, selecionar atividades e recursos que podem ajudar no desenvolvimento das pessoas colaboradores e prazos para cada etapa.
Qual é o objetivo do Plano de Desenvolvimento Individual?
Como o nome sugere, o plano de desenvolvimento individual busca auxiliar cada colaborador a atingir o seu máximo potencial. Com o PDI, empresas e funcionários buscam as forças e fraquezas, a fim de elaborar um caminho rumo ao desenvolvimento.
Ele também auxilia na motivação dos colaboradores, uma vez que demonstra boa vontade da empresa em não apenas utilizar os serviços dos funcionários, mas em crescer de maneira conjunta por meio do desenvolvimento profissional de cada colaborador.
Como fazer um Plano de Desenvolvimento Individual?
Quer fazer um Plano de Desenvolvimento Individual para seus colaboradores? As dicas a seguir podem ser úteis para a sua empresa!
1. Analise o cenário:
Para criar um bom PDI, é importante fazer um diagnóstico de como se encontram a empresa e seus colaboradores. Atente para questões como performance e objetivos dos colaboradores. Isso auxiliará a sua empresa a entender quais competências e habilidades devem ser mais desenvolvidas para que estes objetivos sejam atingidos. Algumas avaliações úteis para este fim são a Matrix 9Box e o Cubo de competências.
2. Defina as metas:
O segundo passo é definir o ponto de chegada desse processo. No caso das empresas, é importante que os gestores conversem com os profissionais para entender como alinhar a vontade deles com as necessidades da organização. Assim, será possível criar metas palpáveis e que os estimulem a se desenvolverem. É importante criar um objetivo geral e destrinchá-lo em pequenos passos para ser mais fácil concretizá-lo.
3. Identifique pontos positivos e os que precisam de atenção:
Fazer um mapeamento das competências também é muito importante para elaborar um PDI. Isso inclui analisar os pontos de destaque e os que precisam de mais atenção em equipes inteiras, no caso das empresas, ou em um indivíduo, caso o PDI seja feito por conta própria. Para essa finalidade, relatórios comportamentais são recursos muito úteis.
4. Estabeleça um cronograma:
Objetivos sem cronograma não fazem sentido. Por isso, estabeleça um cronograma de prazos para conquistar as metas desejadas. Lembre-se de não criar prazos impossíveis de atingir para evitar frustrações. Leve também em conta perfis individuais de comportamento, como questões de gerenciamento de tempo e personalidade, que podem interferir diretamente nisso.
5. Planeje as ações:
Com o cronograma realizado, é o momento de colocar os prazos para funcionar. Planeje as ações estabelecidas no período previsto para se atingir os objetivos. O planejamento pode sofrer interferências de questões urgentes ou trabalhos extraordinários, mas mesmo durante estes períodos, o colaborador deve estar passando pela sua jornada de desenvolvimento. Este planejamento pode ajudar o funcionário a sair de sua zona de conforto e escalar sua evolução ainda mais.
6. Calcule os gastos necessários:
Nem sempre o processo de desenvolvimento acontece gratuitamente. Por isso, é fundamental fazer um levantamento prévio dos custos, para haver tempo de se organizar financeiramente antes de colocar as ações do PDI em prática.
7. Peça e dê feedbacks:
Os feedbacks são importantes para que as empresas entendam como seus colaboradores avaliam o PDI. Além disso, esses retornos são relevantes durante as avaliações de desempenho, para que os profissionais entendam o que está sendo avaliado em sua performance e possam se aprimorar de acordo com o que a empresa necessita.
O que incluir no Plano de Desenvolvimento Individual?
Veja a seguir algumas sugestões do que a sua empresa pode incluir no PDI:
- Desenvolvimento de habilidades técnicas: nenhum profissional conseguirá se desenvolver sem habilidades técnicas. O PDI pode sugerir o aprimoramento destes saberes.
- Desenvolvimento de habilidades comportamentais: soft skills, no entanto, também são fundamentais para profissionais que desejam crescer não apenas no cargo, mas evoluir eventualmente para cargos de liderança. Por isso, também é importante desenvolver o polo comportamental.
- Participação em treinamentos e cursos: muitos profissionais, uma vez consolidados na carreira, deixam de treinar ou fazer cursos. O seu PDI pode influenciar os funcionários neste sentido, a fim de perseguir evolução constante.
- Leitura de livros e artigos: ler é fundamental, em todos os estágios da carreira e da vida. Se o seu PDI coloca como meta a leitura de artigos e livros, seus colaboradores podem ter uma evolução muito mais sólida.
- Participação em projetos: projetos adicionais, como pesquisas, voluntariado, colaboração com extensão universitária ou ações de inovação também podem contribuir diretamente para o desenvolvimento de um profissional. Vale a pena colocar no PDI.
- Mentoria: mentorias com profissionais do mercado podem ser grandes estímulos para o desenvolvimento individual, seja como profissional, ou como pessoa. É outra possibilidade de inclusão no seu plano, especialmente porque pode incluir o feedback de especialistas.
- Job rotation: e, finalmente, inserir o funcionário em projetos de rotação profissional. Aqui, ele ou ela terão a oportunidade de entender os diferentes desafios de diferentes postos e crescer profissionalmente.
Vantagens de fazer um Plano de Desenvolvimento Individual
Como você viu ao longo de nosso artigo, o PDI pode trazer uma série de benefícios para seus colaboradores e, consequentemente, também para a sua empresa. Veja a seguir:
- Desenvolvimento de habilidades: o PDI tem o objetivo de desenvolver habilidades já existentes e também incubar novos saberes e competências. Você terá colaboradores mais aptos a diversas novas funcionalidades.
- Melhoria do desempenho: com o amplo desenvolvimento pessoal e profissional de cada funcionário, a empresa também passa a ganhar em performance dos colaboradores. É isso que o PDI, por tabela, acaba também auxiliando no curto prazo.
- Aumento da motivação: o PDI também atua em uma esfera da motivação dos colaboradores. Afinal, faz bem saber que o seu empregador também visa o seu desenvolvimento contínuo, além dos meros resultados periódicos.
- Alinhamento de objetivos: isso também está alinhado com o fit cultural entre empresa e colaborador. Quando existe um encaixe entre os objetivos, fica muito mais fácil colocar o PDI em ação.
- Melhoria do clima organizacional: o clima organizacional tem grandes ganhos quando a empresa desenvolve e coloca em prática um bom PDI. Afinal, com motivação, desempenho e evolução pessoal, empresas e colaboradores têm tudo para crescer.
- Retenção de talentos: como dissemos anteriormente, o PDI também pode ser usado como uma vantagem estratégica para empresas que desejam ter um bom employer-branding e contar com os melhores talentos. Isso te permitirá contratar bem e reter bons profissionais.
Melhore sua gestão de carreiras com a MarQ.
Em um mundo cada vez mais digital, a gestão de carreiras e o desenvolvimento profissional estão se transformando a uma velocidade impressionante. E, em meio a essa revolução, uma ferramenta emerge para ajudar você e sua equipe a aprimorar a gestão de carreiras: a MarQ.
Controle de Ponto Online em Seus Dedos
Com a MarQ., o controle de ponto evolui para o século 21. Adeus, planilhas confusas e relógios-ponto antiquados. A MarQ oferece a flexibilidade de marcar o ponto diretamente a partir do seu celular, tablet ou qualquer dispositivo web. Isso significa que, seja qual for o seu local de trabalho, o controle de ponto nunca foi tão conveniente e acessível.
Módulo de Departamento Pessoal: Digitização ao Seu Alcance
O Módulo de Departamento Pessoal da MarQ é o seu melhor aliado na jornada para simplificar e digitalizar seus processos de RH. Vamos dar uma olhada nas funcionalidades incríveis:
Gestão de Documentos
Adeus, papelada interminável. Com a MarQ, você pode arquivar e organizar documentos de funcionários de forma online. Isso significa menos papel e arquivos físicos, além de acesso 24 horas aos documentos armazenados na nuvem. Além disso, você pode até mesmo solicitar documentos dos funcionários diretamente pelo aplicativo.
Assinatura Digital
Envie documentos para serem assinados digitalmente pelos funcionários através do aplicativo. É rápido, conveniente e com validade jurídica. Adeus, trâmites demorados!
Solicitações de Reembolso
Os colaboradores podem solicitar reembolsos de despesas diretamente pelo aplicativo e anexar até 4 comprovantes na mesma solicitação. Os gestores e administradores podem aprovar as solicitações facilmente, assim, você pode configurar políticas de reembolsos para toda a empresa. Com opções de pagamento no cartão de Benefícios, a eficiência nunca foi tão alta.
Chat com o Gestor ou RH
Comunique-se diretamente com a gestão ou o RH através da MarQ. O sistema pode gerenciar todas as conversas, proporcionando um canal direto e unificado para melhorar a comunicação com os funcionários, não importa onde eles estejam localizados.
Personalização
Deixe o sistema e os relatórios com a identidade da sua empresa. Personalize a interface, incluindo cores e logotipos, e adicione sua marca aos relatórios e espelhos de ponto. A MarQponto é uma solução que se adapta ao seu negócio.
O futuro da gestão de carreiras está na digitalização e na simplificação, e por isso, o sistema da MarQ é a ferramenta que pode tornar sua jornada mais eficiente.
Conclusão
Como você pode ver em nosso conteúdo, o Plano de Desenvolvimento Individual não apenas trata da evolução do profissional dentro da empresa, mas também ajuda a desenvolvê-lo até mesmo como pessoa. Isso ajuda a posicionar o seu negócio como uma empresa diferenciada no mercado, possibilitando a contratação dos melhores profissionais.