O plano de cargos e salários é um dos principais assuntos discutidos ao longo de uma entrevista de emprego. Também será um assunto relevante ao longo de toda a jornada do colaborador na empresa. Ele é fundamental para todo negócio, deve ser usado de maneira estratégica e faz a diferença para a manutenção de talentos e os resultados do negócio.
Por isso, fizemos um conteúdo tratando especificamente sobre o plano de cargos e salários. Neste artigo você entenderá mais sobre ele, suas vantagens, a diferença para outros planos do RH, além de dicas sobre como criar um bom plano de cargos e salários para seu negócio. Acompanhe conosco!
O que é um Plano de Cargos e Salários?
O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta da gestão de RH das empresas para estruturar e organizar os cargos e salários dos seus colaboradores. Esse plano busca estabelecer uma estrutura hierárquica clara e lógica, definindo as responsabilidades, requisitos dos trabalhos e a remuneração justa para cada cargo dentro da corporação.
Ademais, a criação e a implementação de um Plano de Cargos e Salários contribui para a transparência nas relações empregatícias da empresa. Isso gera motivação dos colaboradores, retenção de talentos e equidade salarial. Falaremos sobre isso em itens a seguir.
Em geral, um plano de Cargos e Salários é composto por algumas partes, tais quais: descrição dos cargos, hierarquia organizacional, avaliação de trabalho, políticas salariais e progressões de carreira, entre outros aspectos.
Qual a vantagem de ter um Plano de Cargos e Salários?
Oferecer um Plano de Cargos e Salários para os seus colaboradores é uma medida que traz grandes vantagens e benefícios, tanto para os funcionários, como para o seu próprio negócio. Acompanhe a seguir:
Plano de cargos e salários para a Empresa
Em primeiro lugar, as empresas não podem de maneira alguma negligenciar o plano de cargos e salários dos colaboradores. Afinal, queira ou não, a remuneração sempre será a principal contrapartida que uma empresa dá para os seus funcionários. Portanto, estruturar este projeto significa, acima de tudo, ‘manter a casa arrumada’.
Ou seja, esta é uma medida que traz previsibilidade financeira para a empresa, haja vista que em boa parte dos empreendimentos, o salário dos funcionários é justamente o maior custo que a corporação possui. Não seria absurdo dizer, portanto, que os colaboradores também são o principal ativo do negócio.
Para o RH, essa previsibilidade financeira do plano de cargos e salários auxilia a entender momentos certos para expansão ou redução da equipe, promoções ou alterações na jornada do colaborador, facilidade na gestão, que se torna mais lógica e estruturada, além de facilitar na negociação com os diferentes setores da companhia, como a gestão executiva e outras.
Além do mais, o plano de cargos e salários representa um ganho de transparência para a empresa, tanto com seus colaboradores, mas também com seus acionistas e membros de conselhos administrativos.
Com esse projeto devidamente estruturado, as remunerações dos colaboradores serão estabelecidas de maneira justa e equitativa, evitando tráfico de influência, nepotismo e outras ações que podem prejudicar o desempenho do empreendimento a partir de salários desequilibrados.
Por tudo isso, as empresas conseguem reduzir o seu turnover, bem como atrair melhores talentos para as suas linhas. Plano de cargos e salários, portanto, é uma questão estratégica para o RH de qualquer corporação.
Para o Colaborador
Para os colaboradores, por sua vez, se aplicam benefícios similares ao que recai sobre a empresa, porém, na outra ponta. A mesma transparência que dá à empresa previsibilidade com o plano de cargos e salários também é responsável por mostrar ao funcionário que a sua remuneração se dará de forma meritocrática, ou seja, a partir de seu próprio sucesso e esforço na empresa.
Isto se torna um fator de satisfação e motivação para o colaborador. Satisfação pela sensação de justiça que este projeto traz, bem como motivação pela possibilidade de saber que ele pode ser melhor remunerado diante de uma promoção ou possível processo seletivo interno.
Além disso, com a clareza do plano de cargos e salários, um colaborador novo pode planejar melhor suas finanças pessoais e familiares ao entrar na empresa. Para o funcionário com mais tempo de casa, representa a possibilidade de prever quanto deve ser o seu salário nos próximos tempos, também facilitando o planejamento financeiro.
Qual a diferença entre Plano de Cargos e Salários, Plano de Carreira e PDI?
O Plano de Cargos e Salários, o Plano de Carreira e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) possuem uma relação no contexto da gestão dos recursos humanos. Entretanto, eles tratam de processos diferentes no que tange aos objetivos e o enfoque.
Clique abaixo para ter acesso à nossa planilha para cálculo de salário líquido e não erre na hora de criar seu plano salarial!
O Plano de Cargos e Salários tem seu foco principalmente no escopo dos postos de emprego e sua respectiva remuneração, ou seja, o enfoque é financeiro. Ao mesmo tempo, o Plano de Carreira leva em conta o salário dos colaboradores, mas o seu foco é delimitar um caminho profissional para o colaborador dentro da empresa. Ou seja: em que cargo esta pessoa vai entrar e sair do empreendimento, quais os critérios para a sua promoção e as metas para o seu avanço profissional dentro da companhia.
Enquanto isso, acompanhando todo este processo, o Plano de Desenvolvimento Individual, como o nome sugere, tem o seu foco na evolução do colaborador não só como profissional, mas também como pessoa. Ou seja, foca em suas competências, forças e fraquezas individuais para proporcionar a este ser humano a possibilidade de crescer dentro e fora do trabalho.
Isto é, é muito indicado que o RH desenvolva estes três paralelos, sempre relacionando-os entre si. Mas, mais importante ainda, é ter a noção de que se tratam de coisas diferentes e devem também ser implementados desta forma.
Passo-a-passo para criar o plano de cargos e salários
Veja a seguir alguns passos importantes para desenvolver o plano de cargos e salários da sua empresa:
Hard skills e soft skills necessárias para os cargos (job description)
O job description é muito utilizado para o recrutamento e seleção. Mas as hard skills e soft skills necessárias para os cargos da sua empresa também devem ficar sempre registrados no plano de cargos e salários. Sempre que necessário, estas habilidades podem ser consultadas ou alteradas para aperfeiçoamento do plano e/ou interesse do RH.
Aqui, colocam-se as habilidades técnicas e operacionais exigidas em cada cargo da empresa, bem como competências pessoais e psicossociais que podem ser necessárias para se ocupar os postos do empreendimento.
Hierarquias e níveis
Cada empresa é livre para definir seus níveis hierárquicos. Contudo, especialmente no mundo corporativo, é muito comum dividir os cargos em níveis operacionais, táticos e estratégicos – alguns dos quais estão em mais de uma classificação. Nas diferentes equipes, empresas determinam cargos e níveis de senioridade, tais como auxiliar, analista (júnior, pleno e sênior), coordenador, diretor, C-leves e outros que possam ser úteis.
Critérios para promoções
Ainda que critérios para promoções estejam muito presentes no Plano de Carreira do colaborador, é comum também colocá-los no Plano de Cargos e Salários. Afinal, a promoção de um funcionário não representa apenas uma mudança de cargo, mas também um aumento de remuneração.
Entenda se a promoção, além de recompensar o trabalho do funcionário, também trará resultados positivos para a empresa, além de entender se o caixa do empreendimento dispõe do orçamento necessário para as promoções (lembrando que os mesmos critérios serão aplicados a todos os colaboradores.
Neste sentido, alguns critérios possíveis são o tempo de casa, a experiência prévia, a performance deste colaborador, seu grau de escolaridade e/ou especialização no modelo de negócio, entre outros.
Definição de salário
Por fim, o principal aspecto do plano: o salário. Considerando tudo o dissemos anteriormente, além de pesquisas realizadas pelo RH, deve-se determinar o salário das vagas de acordo com o orçamento da empresa, o grau de senioridade de cada cargo, a carga de responsabilidade que o colaborador vai enfrentar, as exigências técnicas, entre outros fatores internos.
Leve também fatores externos em conta. A competitividade do mercado, por exemplo, ajuda a determinar a média salarial dos colaboradores. Fazer um benchmarking sobre isso pode ser uma boa ideia. A disponibilidade de mão de obra também interfere diretamente no salário. Quanto mais escasso e necessário um profissional, em tese, mais ele recebe.
Ferramentas para criar um bom Plano de Cargos e Salários
Algumas ferramentas de uso simples podem ajudar a sua empresa a criar um bom plano de cargos e salários. Veja:
O LinkedIn é sempre um aliado para o gestor de RH. Por meio dele, você pode tomar as referências iniciais de hard skills dos diferentes cargos de diferentes corporações. É possível sondar a concorrência, empresas de outros segmentos e até mesmo se conectar com profissionais de RH para entender diferentes realidades.
Glassdoor
O Glassdoor vai ajudar você a olhar para o mercado e entender como as empresas estão pagando seus funcionários. Isso pode ser um bom pontapé para desenvolver o seu próprio plano conectado com a realidade do mercado de cada cargo e cada profissão.
Miro
Definidos os cargos e salários da empresa, fica muito mais fácil de repassá-lo a todos os interessados se ele estiver documentado adequadamente. O Miro pode ajudar o RH a desenhar um organograma de forma simples, fácil e muito eficaz.
Google Docs
Além da documentação em organograma, o bom e velho Docs também vai te ajudar a guardar e organizar os documentos relativos ao plano de cargos e salários. Graças à sua facilidade de compartilhamento, os membros do time poderão ter acesso aos docs sem dificuldades.
MarQ.
Por fim, use as soluções da MarQ. para realizar a gestão do colaborador da sua empresa em toda a sua jornada. Nossas soluções de contratação vão desde o portal do candidato até a transmissão segura e direta de documentos, o que facilita e agiliza o processo de contratação.
Na ponta do RH, as soluções da MarQ. também facilitam a avaliação constante e o acompanhamento do colaborador a partir de indicadores de desempenho, frequência, pontualidade e outros critérios.
Você pode ter acesso a tudo isso sem custo algum por alguns dias! Que tal testar nossas funcionalidades hoje mesmo? Clique aqui! Comece agora mesmo a revolução estratégica em seu RH!
Conclusão
O Plano de Cargos e salários ajuda empresas a ter previsibilidade quanto às suas contas, bem como transparência com coloaboradores e demais stakeholders. Por outro lado, funcionários têm mais motivação em trabalhar e possibilidade de planejar suas finanças. Por tudo isso, faça ele com cautela e de forma estratégica por sua empresa!