One-On-One: Como fazer e quais os benefícios

Essas reuniões exigem um bom planejamento por parte dos líderes. Ainda assim, a One-On-One garante que o colaborador sinta-se compreendido

A One-On-One está sendo cada vez mais adotada entre as grandes empresas, já que promove uma melhoria nas relações entre funcionários e a chefia. Esse método de gerenciamento de pessoas humaniza o relacionamento entre ambas as partes, garantindo que o colaborador se sinta amparado e compreendido.

Esse tempo dedicado com periodicidade permite a construção de bases sólidas dentro da organização, já que todos os funcionários são ouvidos. Apesar dos benefícios que essa metodologia traz, muitas pessoas não sabem como estruturar uma boa reunião One-On-One. Confira as dicas nesse artigo!

O que é One-On-One?

De forma resumida, a One-On-One trata-se de conversas rápidas e periódicas entre líderes e funcionários. Diferente das demais reuniões, esse diálogo é individualizado e permite que o colaborador sinta-se mais à vontade para discutir ideias.

Além da One-On-One buscar soluções para questões do dia a dia, os ruídos de comunicação são fortemente reduzidos. Aliás, uma boa conversa pode resolver grandes problemas e melhorar o clima organizacional da sua empresa.

Plano de ação do One-On-One

Se você pretende adotar a One-On-One na sua organização, deve planejar todo esse processo para que as reuniões tenham credibilidade entre os funcionários e atinjam o seu objetivo principal: ouvir o que o colaborador tem a dizer. Confira dicas de como fazer isso:

1. Defina a periodicidade da reunião

O gestor deve separar um tempo para uma conversa individual com cada integrante. Ainda assim, a frequência dessas reuniões variam de empresa para empresa, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal. De qualquer forma, garanta que a One-On-One seja realizada ao menos uma vez por mês.

Para definir a frequência da One-On-One, faça a análise de aspectos como: Já realizo reuniões gerais? Essa frequência vai comprometer o rendimento? Tenho espaço disponível na agenda para todos os colaboradores? Assim, será mais fácil de decidir. Lembre-se também que cada reunião terá entre 30 minutos e 1 hora.

2. Separe um horário para a One-On-One

Quando for agendar a One-On-One com os seus colaboradores, lembre-se que esse é um compromisso indispensável. Ou seja, evite cancelamentos e coloque essa data como sagrada na sua agenda. Se realmente for necessário cancelar uma reunião, marque imediatamente um novo horário. 

3. Defina a pauta da reunião

Não existe nada mais chato do que sentar para ter uma conversa e não ter assunto, certo? Evite desperdício de tempo e pense quais assuntos serão abordados. A ideia central é que o colaborador fale sobre si mesmo e sobre a sua experiência na empresa, sendo uma boa oportunidade para saber como os funcionários enxergam a organização.

Além disso, é importante lembrar que existem perfis diferentes de funcionários. Ou seja, cada pauta pode ser tratada de forma diferente. Se o colaborador é organizado, essa é uma oportunidade para falar sobre suas ambições profissionais e pessoais. Em outros casos, a One-On-One serve para alinhamentos importantes.

Como deve ser a postura do líder durante a One-On-One? 

O primeiro passo para uma boa reunião One-On-One é entender que o gestor deve mais ouvir do que falar. Um caminho para chegar a esse ponto é demonstrar vulnerabilidade, compartilhando  também aspectos da sua vida pessoal. Assim, o colaborador tende a se sentir à vontade para se abrir.

Além disso, o líder deve evitar ao máximo julgamentos. Aliás, se o colaborador está disposto a se abrir, é porque ele quer melhorar os aspectos que estão sendo discutidos. Por fim, lembre-se que a conversa deve ser mantida em sigilo, só assim a confiança será resguardada para as próximas reuniões. 

O que perguntar durante a One-On-one?

img-marqponto

Depois das primeiras reuniões, o líder pode pedir que o colaborador faça a organização da pauta das próximas One-On-One. Até lá, você pode seguir as seguintes sugestões para iniciar a conversa:

O que perguntar sobre o liderado?

  1. Como está a sua vida pessoal?
  2. Existe algo que a empresa possa fazer para melhorar a sua vida?
  3. Como está o seu trabalho?
  4. Posso ajudar em algo para que você renda mais?
  5. Como posso melhorar como gestor?
  6. Você sente-se valorizado dentro da organização?

O que perguntar sobre o momento da empresa?

  1. Qual problema você tem identificado na empresa?
  2. Como podemos melhorar esse aspecto?
  3. Quem você admira dentro da organização?
  4. Existe algum relacionamento entre colegas que pode ser melhorado?
  5. Você enxerga algo que podemos melhorar para os nossos clientes?
  6. Você sente-se a vontade para expor suas ideias?

Como encerrar a reunião One-On-One

Depois que o colaborador trouxe os seus feedbacks sobre a empresa, você pode aproveitar para dar um feedback sobre o desenvolvimento dele e apresentar possíveis melhorias. Assim, o funcionário tende a se sentir valorizado.

Por fim, documente a reunião para desenvolver a pauta da próxima. Aliás, a One-On-One é periódica e deve seguir uma linha de conversa coerente. Depois disso, aproveite para agendar a próxima data.

Benefícios da One-On-One

Mais do que uma simples conversa, a One-On-One traz grandes benefícios:

  • Retenção de talentos;
  • Melhora do relacionamento entre funcionários;
  • Melhor produtividade do time;
  • Valorização do colaborador;
  • Análise do clima organizacional;
  • Cuidado com a saúde mental da empresa;
  • Incentivo a cultura do feedback.

É gestor de Recursos Humanos?

Apesar de muitas ideias, o gestor de Recursos Humanos tende a ter pouco tempo para realizar ações que realmente refletem no clima e desempenho da equipe. Por isso, é importante pensar em soluções que otimizem o seu tempo e anulem as atividades que são mecânicas.

Para te ajudar com isso, quero te apresentar o sistema de ponto eletrônico da MarQPonto. Com ele, você reduz em 80% o tempo para fechar a folha de ponto. Assim, sobra tempo para desenvolver metodologias como a One-On-One. Teste grátis o nosso sistema ou, se preferir, fale com a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *