Compartilhe:

Índice

Empreendedorismo feminino: inspiração para ela

Índice

mulher empreendedora

As mulheres, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo, e isso inclui o mundo dos negócios, que vem tendo um crescimento exponencial. Segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora, quase metade dos pequenos negócios do Brasil são hoje liderados por mulheres.” Apesar dos desafios enfrentados, as diferenças entre homens e mulheres na liderança de empresas vem sendo suavizadas, algo que é muito positivo para a diminuição da desigualdade.

Mas o que significa ser uma mulher empreendedora? Bom, não é novidade que as mulheres tem muitos desafios com a disparidade do mercado na relação entre cargos. Em muitos lugares, ainda existem barreiras que impedem as mulheres de alcançar seu potencial completo como empreendedoras, mas a conscientização e o apoio estão crescendo para mudar essa realidade.

Existem muitos desafios para as mulheres no mercado, e no artigo de hoje, entenderemos melhor sobre o empreendedorismo feminino.

O que é ser uma mulher empreendedora?

Empreender é começar ou gerenciar um negócio, um termo que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, onde o número de MEI’s aumenta a cada ano, atualmente, já somam cerca de 70% das atividades no Brasil. Em um mercado crescente, as mulheres não ficaram de fora, apesar do aumento, empreender no Brasil nunca foi fácil, inclusive, durante a pandemia essas dificuldades aumentaram.

Uma mulher empreendedora, é aquela que é a proprietária ou co-proprietária de uma empresa ou negócio, que apesar do crescimento no mercado, ainda existem ressalvas desse dado. Muitas mulheres começaram a investir ou empreender por necessidade, o que pode se mostrar como um fato negativo.

Vale lembrar, que mulher empreendedora, não somente aquele que atua como empresária no mercado, mas também, aquela que direciona tempo e esforço para gerar valor. Podemos observar isso principalmente nos cargos de gestão e liderança, apesar disso, o equilíbrio e igualdade nessa área ainda caminha a pequenos passos.

O perfil da mulher empreendedora

Existem diversos tipos de perfis empreendedores, e com as mulheres, não é diferente. Os motivos para se tornar uma empreendedora, são variáveis, enquanto algumas mulheres começam por necessidade, outras começam pela paixão de se tornar empreendedora.

Apesar do romantismo dito em “ser seu próprio chefe”, existem muitos desafios nesse mundo, inclusive para mulheres. Além disso, o principal desafio em empreender atualmente, está em começar o próprio negócio, não só em não possuir a condição para investir, mas também, em ter o conhecimento técnico necessário para administrar um negócio.

Mas falando sobre perfil, mulheres empreendedoras possuem algumas características:

  • Visão de futuro: Empreendedoras têm uma visão clara do que querem alcançar e trabalham duro para torná-la realidade.
  • Resiliência: Muitas vezes, as mulheres precisam lidar com desafios e fracassos, e infelizmente, também precisam lidar com o Machismo existente nesse mercado.
  • Inovação: Pensar fora da caixa e criar soluções inovadoras para problemas.
  • Comunicação: Elas sabem como se comunicar claramente e persuadir outras pessoas para alcançar seus objetivos.
  • Liderança: As mulheres empreendedoras são líderes naturais, com habilidades para motivar e guiar sua equipe.
  • Paixão: Elas têm paixão pelo que concretizam e acreditam firmemente em seu negócio.

Esse é apenas um exemplo e o perfil de uma mulher empreendedora pode variar conforme o setor ou nicho.

O que toda mulher empreendedora deve saber?

Quando falamos em empreender, deve se estar ciente que é um caminho onde haverão acertos e erros. É necessário fazer um planejamento do negócio, considerando as necessidades da organização, os desafios a curto e longo prazo, e tudo que relevante para a sobrevivência do negócio.

Além disso, na maioria dos negócios, existe um período inicial onde a empresa terá diversas despesas e dificilmente dará lucro. É o momento em que a empreendedora deve avaliar a situação do negócio, se existem pendências ou problemas que podem estar dificultando o desenvolvimento do negócio.

Antes de começar um negócio, as verbas que devem ser consideradas, não são apenas as de iniciação, como a compra de equipamentos, produtos e contratações, como também, o orçamento necessário para manter o negócio até as contas começarem a se equilibrar e o negócio se pagar.

O que se precisa para começar a empreender?

O ponto de partida para se iniciar um negócio, é saber qual tipo de organização será criada. Para isso, a mulher empreendedora deve ter um conhecimento sobre as áreas de conhecimento, necessárias para o negócio. Isto inclui o conhecimento técnico, mas também, o planejamento de negócio, que inclui marketing, finanças, equipe e produção.

Além de habilidades no gerenciamento, para se construir um negócio deve-se possuir um capital mínimo, que varia conforme o tipo de empresa. O meio para se conseguir esse capital varia, e pode ser conquistado por empréstimos, investidores no geral ou economias pessoais. Outro ponto a se atentar, é o networking que deve existir para se conseguir construir um negócio.

Existem fatores extras que também são muito importantes, mas pouco lembrados. Um deles é o apoio de terceiros nesse processo, como o de familiares, amigos e mentores, que podem ajudar muito no sucesso da empresa, principalmente, no sentido psicológico.

Por fim, devo ressaltar que qualquer empreendedor, deve acreditar e ter paixão naquilo que faz. Podemos dizer que é um ponto-chave para o sucesso de qualquer organização.

Por que é importante promover o empreendedorismo feminino?

Mulher empreendedora

Embora tenhamos observado que o empreendedorismo das mulheres, vem crescendo de uma maneira exponencial, esse assunto ainda precisa ser impulsionado e reforçado, e isso é um papel da sociedade. O empoderamento das mulheres, é uma pauta que, em alguns locais, se quer é de conhecimento, ou ainda não tem a impacto necessário para a mudança. Reconhecer que a mulher é dona de sua própria vida, tem a capacidade técnica necessária e não precisa do aval de ninguém, não é uma ideia 100% aceita em todas as sociedades. E essa é uma das pautas e importâncias do empreendedorismo feminino.

Desde criança, mulheres são impostas a uma visão de que seu futuro, caminho e perspectivas diferem das dos meninos. Inclusive, para muitas, essa visão permanece até as fases mais avançadas da vida, acreditando que sua vocação é apenas a da maternidade. Ninguém questiona a importância da maternidade, assim como a paternidade também é importante, e isso nem sempre é explicito na sociedade. Cada um deve ter o direito de escolher sua vocação, e isso inclui também, se essa pessoa deseja ou não ter um filho.

No ambiente das organizações, muitas mulheres ainda precisam impor seus valores e se afirmarem como profissionais. Afinal, muitas vezes, é necessário romper com valores vinculados com o feminino, em um ambiente com predominância da dinâmica masculina.

A importância em incentivar mais mulheres a serem empreendedoras, está muito ligado a equidade de gênero, principalmente, nas questões de desigualdade salarial e de oportunidades. Promover a diversidade, a representatividade e inspirar outras mulheres a serem empreendedoras, é só alguns dos principais motivos para se incentivar o empreendedorismo feminino.

Quais os desafios do empreendedorismo feminino?

Apesar de importante, as mulheres enfrentam muitos desafios no mundo corporativo ou empresarial.

Alguns dos desafios comuns enfrentados pelo empreendedorismo feminino incluem:

  1. Discriminação de gênero: Algo infelizmente comum, e que muitas podem enfrentar, a discriminação e estereótipos de gênero no ambiente empresarial, o que pode dificultar a obtenção de clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
  2. Financiamento: Mulheres podem enfrentar maiores dificuldades para acessar financiamento, incluindo empréstimos e investimentos, o que pode limitar o crescimento de suas empresas.
  3. Falta de apoio: Outro ponto que pode ocorrer, é não ter o apoio de familiares ou amigos para ajudá-las a iniciar e manter seu negócio, principalmente no sentido psicológico.
  4. Equilíbrio trabalho-vida: empreendedoras frequentemente enfrentam desafios para equilibrar seus negócios com suas responsabilidades familiares e pessoais, que muitas vezes, para os homens, não possui o mesmo peso.
  5. Falta de conhecimento técnico: Mulheres podem enfrentar dificuldades em adquirir o conhecimento técnico necessário para iniciar e gerenciar seus negócios.
  6. Falta de representatividade: A falta de exemplos mais próximos, de representatividade em posições de liderança e na indústria em geral, pode ser um fator para desmotivação de muitas a seguirem esse caminho.
  7. Tempo: Como muitas ainda têm a responsabilidade, como já citado no problema do equilíbrio entre trabalho-vida, como cuidar de suas famílias, elas podem ter pouco tempo livre para dedicar a seus negócios.

Como a MarQ. ajuda no empreendedorismo feminino?

Mulher empreendedora e MarQ.

Em suma, o empreendedorismo feminino é algo muito importante para a sociedade, que precisa ser promovida e apoiada para que as mulheres possam ter sucesso com seus negócios.

Para superar esses desafios, é importante que haja políticas e iniciativas para apoiar o empreendedorismo feminino, incluindo acesso a treinamento, recursos e mentoria. No entanto, ainda há muitos desafios que precisam ser superados, incluindo a falta de acesso a financiamento, discriminação de gênero e falta de apoio.

A MarQ. é uma empresa que valoriza esse empreendedorismo, e quer levar seus clientes a um novo patamar. Para isso, trazemos um serviço completo de Gestão e controle de ponto online.

Nele, a gestora pode acompanhar os registros de ponto de seus funcionários em tempo real e ter acesso a relatórios personalizados para a sua gestão de RH. No dashboard do administrador, a gestora, tem uma visualização em tempo real do status dos funcionários da empresa e tarefas pendentes. Além disso, ela pode fazer as escalas e gestão de turno, planejar e controlar as jornadas de trabalho de seus funcionários de forma personalizada dentro do sistema.

Teste nossa solução por 7 dias de maneira gratuita, e eleve sua organização ao Futuro com a MarQponto. É só clicar no botão abaixo!

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Outubro Rosa e Novembro Azul: o papel do RH é essencial

28/10/2024

Como planejar a festa de fim de ano da sua empresa

21/10/2024

12 ações de fim de ano para inspirar a sua empresa

21/10/2024