A importância das Escalas nas Empresas

Toda empresa enfrenta desafios, por exemplo como otimizar a força de trabalho da sua empresa com um bom rendimento. A base para fazer tudo isso é com uso de escalas.

Apesar da complexidade, os resultados podem ser um divisor de águas para o crescimento da empresa e muitas vezes na sua manutenção no mercado.

O que é escala de trabalho?

A escala de trabalho pode ser definida como a distribuição das horas trabalhadas pelos dias da semana, assim como a determinação das folgas dos profissionais. Segundo a CLT trabalhista, o colaborador pode trabalhar por, no máximo, 44 horas semanais, sem que a empresa precise pagar horas extras.

Escala 4x2

Porém, a companhia pode definir a escala que mais faça sentido para a vaga e distribuir essa quantidade de horas ao longo dos dias.

Escalas de Trabalho

De fato criar escalas não é uma atividade fácil para o RH. Afinal, há inúmeras combinações que podem ser feitas para alocar os seus colaboradores da melhor forma possível.

Além disso, para você ter uma idéia melhor dessas possibilidades, vamos supor que deseja alocar dois colaboradores no período de um mês. Este número é representado pelo fatorial de 30, que são as quantidades de dias em um mês, você sabe qual é o resultado?

30! = 265.252.859.812.191.058.636.308.480.000.000

Observe que esse número é para apenas uma escala com dois colaboradores. Imagine então, no caso da sua empresa.

Por isso, dizemos que fazer a escala dos seus colaboradores é uma tarefa complexa e de grande importância.

Agora imagine só, fazer isso de uma forma simples, otimizar todo o trabalho e eliminar as chances de erro em relação à lei? Parece um sonho não é mesmo? Mas, deixa eu te contar que com a MarQ isso já uma realizade para diversas empresas que utilizam a nossa solução!

Montar escalas ficou muito mais fácil com a MarQ.

Da mesma forma, para facilitar ainda mais a sua gestão de ponto, criamos uma nova forma de montar escalas direto pelo Painel Administrativo, mas como funciona?

– Crie uma nova escala;
– Selecione o período da escala (no máximo 45 dias);
– Selecione quais funcionários estão nesta escala;
– Agora é só programar quais turnos cada funcionário fará e também quais dias serão suas folgas.

Escala Marq

E não se preocupe, todas as alterações vão sendo salvas em um rascunho que você pode editar a vontade sem afetar as outras funções do controle de ponto.

Quando você estiver pronto(a), é só clicar para, assim o sistema vai processar sua escala e aplicar para todos os funcionários do jeitinho que você programou.

Ah, errou alguma coisa ou alguém pediu para trocar a folga? É só fazer o seguinte:
É só duplicar a última escala programada, fazer as alterações e concluir novamente, o sistema vai entender que teve uma nova escala para os mesmos dias e vai sobrepor a antiga, sem mistério.
Ah, e se você ainda preferir montar via planilha, a opção continua ativa no sistema.

O que mudou na escala de trabalho após a reforma trabalhista?

A reforma trabalhista trouxe muitas mudanças para as empresas, ela foi sancionada em julho de 2017, passou a valer em novembro do mesmo ano e alterou uma série de regras trabalhistas, entre elas, algumas que englobam a jornada 12 por 36. Ou seja, os trabalhadores fazem 12 horas de trabalho por dia, com 36 horas de descanso.

Antes da reforma trabalhista, esse tipo de jornada não era prevista na CLT e só podia ser adotada mediante aos acordos coletivos ou em convenções coletivas. Porém, agora de acordo com o artigo 59-A, essa jornada pode ser realizada a partir de um acordo individual escrito entre o colaborador e a empresa.

Saiba mais sobre a escala 12×36 aqui.

Gestão da Força de Trabalho

Fazer a Gestão da Força de Trabalho é extremamente importante para uma empresa, apesar de muitas ainda não perceberem isso hoje. Porém, com o crescimento do assunto, as empresas irão perceber que precisam deste tipo de solução caso queiram ter melhores resultados no futuro.

Aqui no Brasil, a necessidade de se utilizar soluções de Gestão da Força de Trabalho vem da existência das nossas Leis Trabalhistas, que garantem ao trabalhador um Descanso Semanal Remunerado (DSR).

É importante ressaltar que a Gestão da Força de Trabalho ajuda a empresa a reduzir seu passivo trabalhista, reduzir as horas extras, alocar e gerenciar melhor os trabalhadores, gerenciar a performance deles e compreender melhor a demanda e o comportamento futuro da empresa.

Alocar de forma correta os colaboradores

Uma das maiores dificuldades de manter a produtividade em “pleno vapor” é conseguir equilibrar as folgas exigidas pela lei. Em muitas empresas, é possível ver o pensamento: “quando mais se precisa, eles não estão disponíveis”.

Entender as exigências da lei em relação aos horários e folgas, juntamente com a demanda e os picos, permite ser eficaz e ter sucesso para ter a pessoa certa no momento certo.

A Gestão da Força de Trabalho e as Escalas de Trabalho

Para empresas que funcionam todos os dias da semana e todas as horas do dia, as famosas 24/7, as escalas de trabalho tem um impacto enorme e fazer uma boa gestão.

Quer melhor forma de fazer isso do que alocar seus colaboradores corretamente? Uma escala de trabalho efetiva e otimizada, coloca a empresa no caminho para a GFT, fazendo com que seus processos e colaboradores sejam mais assertivos.

Eles possuem segurança e agilidade para realizar modificações que são necessárias no dia-a-dia, rapidez para a geração de novas escalas e nitidez na análise das informações. Por isso, as escalas de trabalho podem ser chamadas de um braço da Gestão da Força de Trabalho.

Como ter um controle sobre a escala de trabalho?

Independentemente de qual escala de trabalho for escolhida, é preciso que a empresa faça um monitoramento para garantir que seus colaboradores a cumpram, seja no presencial ou durante o home office. Por este motivo, é preciso que haja alguma forma de registrar a entrada e a saída dos profissionais.

Conheça a MarQ. 

Agora que você já conhece as mudanças e possibilidades de escala de trabalho previstas por lei, conheça também a plataforma da MarQ.

marq teste grátis

Ele oferece várias vantagens sobre os demais, como integração de informações em um só lugar, acesso permitido apenas as pessoas envolvidas na gestão de pessoas, informações em tempo real, e muito mais.

Os registros podem ser acessados de qualquer lugar e em horário. Você pode acessar todas as informações integradas deste processo em um só lugar e poderá tomar decisões mais assertivas.

É possível ainda adquirir planos conforme as necessidade da sua empresa ou a quantidade de colaboradores que possui em um período. Você pode também expandir o seu plano gradualmente.

Veja algumas opções da solução MarQ:

  • Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  • Sistema integrado com o REP;
  • Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  • Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  • Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  • Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  • Dispositivos de segurança (como reconhecimento facial, por exemplo);
  • E muito mais.

Acesse o site e faça um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta.

marq controle de ponto

Conclusão

Em conclusão, além da gestão de escalas, outras partes da empresa também podem ser otimizadas com a tecnologia, como o RH, o corpo jurídico, a operação, a tecnologia da informação, o financeiro. Uma decisão que engloba todos esses setores, como a contratação ou demissão de um funcionário,  será decidida com base em dados e critérios validados por todas as áreas. Desta forma, a empresa estabelece uma gestão completa e organizada da sua força de trabalho e consegue fazer melhorias em pontos específicos para a sua evolução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *