Compartilhe:

Índice

EVP: employee value proposition

Índice

Colaboradores produtivos e engajados são o grande sonho de qualquer empresa. No entanto, a cultura organizacional, o ambiente e outros aspectos precisam estar alinhados para promover a satisfação das equipes. Nesse sentido, o Employee Value Proposition (Proposta de Valor do Funcionário) é uma ferramenta valiosa para atrair as pessoas certas e ter um RH mais estratégico.

A partir do momento que a estratégia e benefícios são focados nos colaboradores, é possível ter uma abordagem mais centrada. Em outras palavras, o EVP atrai, engaja e retém os talentos na empresa, por meio da troca e entrega de vantagens para os funcionários.

Ter o EVP bem estruturado é uma forma estratégica de conquistar os melhores talentos para sua equipe. Por isso, entenda mais sobre o assunto e veja como aplicá-lo!

O que é Employee Value Proposition?

Employee Value Proposition, ou EVP,  é um pacote exclusivo de ofertas e valores que tornam a sua companhia única no mercado e permite atrair os e reter os melhores talentos.

EVP: por que ter um employee

Essa proposta de valor, que está na essência de qualquer estratégia de employer branding, envolve vários aspectos, como:

  • Benefícios como férias, plano de saúde, flexibilidade de horário; salários e promoções;
  • Salários e políticas de promoções;
  • Oportunidades de desenvolvimento, plano de carreira, práticas de avaliação e feedback
  • O ambiente de trabalho: se permite, por exemplo, autonomia e equilíbrio entre vida pessoas e carreira
  • A cultura da organização: o propósito, os planos e o objetivos dela e como é a relação entre os times.

Além disso, o Employee Value Proposition é mutável e precisa acompanhar o crescimento e amadurecimento da organização. Você e a sua equipe de liderança devem avaliá-lo regularmente e, se necessário, adaptá-lo.

Mais do que atender às expectativas atuais dos funcionários, é preciso continuar inovando para manter o ambiente de trabalho o melhor possível, retroalimentando a sua proposta de valor.

Qual a importância de definir o EVP?

O Employee Value Proposition tem extrema importância, sobretudo porque mostra para os colaboradores o valor que eles têm para a empresa. Desse modo, o EVP tem um grande impacto quando usado de forma estratégica no RH.

Por mais que a remuneração seja boa, os benefícios sejam atrativos e flexíveis, existam boas bonificações e outros aspectos, isso não é suficiente. O EVP engloba um conjunto de fatores que, juntos, são capazes de aumentar a satisfação dos colaboradores. Por isso, definir a Proposta de Valor do Funcionário é fundamental para atrair e reter os melhores talentos.

Veja quais são as vantagens de ter o EVP bem elaborado, estruturado com base na cultura organizacional e pensado exclusivamente para os colaboradores.

Aumentar o engajamento

Os benefícios e recompensas têm um imenso valor para os funcionários. Por meio deles, cada colaborador tem a sensação de dever cumprido, e essas vantagens são a cereja no topo do bolo. Portanto, empresas que investem no EVP percebem o aumento no engajamento nas equipes. É aquele velho “vestir a camisa” da empresa.

Um relatório do Harvard Business Review mostra que 71% dos respondentes dizem que o engajamento dos funcionários é muito importante para alcançar o sucesso organizacional. Os resultados disso são colhidos diariamente, seja com o crescimento da produtividade, impactos financeiros mais positivos e até maior lealdade. Portanto, funcionários engajados são mais produtivos e isso desencadeia outras vantagens.

Melhorar a marca e reduzir o turnover

Uma empresa que cuida de seus colaboradores e oferece ótimas condições de trabalho com toda certeza terá um índice de retenção de talentos maior. Afinal, os funcionários se sentirão mais acolhidos e perceberão que são valiosos. Dessa forma, o turnover também diminui.

A alta performance é um indicativo de que o negócio está no caminho certo. Além disso, veja outras vantagens do EVP:

  • Redução de gastos com demissões, contratações e processos seletivos;
  • Diminui a taxa de rotatividade;
  • Aumento da motivação;
  • Maior bem-estar;
  • Menor taxa de faltas e absenteísmo;
  • Maior engajamento;
  • Promoção da qualidade de vida.

Como definir o seu EVP ?

O EVP funciona como um RG: cada empresa tem um e é ele que faz a sua empresa ser única entre tantas outras.

Essa proposta está diretamente relacionada às estratégia e à cultura da organização, por isso a equipe de RH, os colaboradores, os líderes e executivos devem estar envolvidos no projeto.

Esse não é um exercício de adivinhação ou suposição. Para descobrir as forças e fraquezas da sua empresa, você pode fazer um mix de ações com o público interno e externo, como:

  • Entrevista com colaboradores atuais e ex-funcionários sobre o ambiente de trabalho. Garanta que os melhores colaboradores e também os mais críticos sejam ouvidos. Dê oportunidade para que digam os motivos que os fazem permanecer na empresa e quais fatores tornam a concorrência ser tentadora. Pergunte aos ex-funcionários o que mais gostavam e o que nem tanto apreciavam na empresa. O que os fez irem para outra organização?
  • Focus group para saber a percepção sobre sua marca. Quais associações as pessoas fazem com a sua empresa? Do que elas lembram ao ouvirem falar sobre a organização? Qual imagem têm dela?
  • Pesquisa com candidatos que rejeitaram sua oferta de emprego. Eles podem dar insights valiosos de melhorias para a sua empresa.
  • Monitoramento da organização em sites de avaliação de empregador. Os comentários são bons indicadores da reputação, fortalezas e fraquezas do negócio.

Em seguida, defina a proposta de valor alinhando o que motiva os seus colaboradores com a missão e o propósito da organização. Quem é a empresa hoje e quem ela quer ser no futuro?

Uma última dica: envolva seus funcionários nesse projeto, tanto para engajar quanto para tornar a proposta autêntica.

Como criar o EVP dentro do RH?

O EVP envolve diversos critérios, dentre eles fatores diretos e indiretos. Alguns dos aspectos diretos, por exemplo, são o salário e os benefícios. Enquanto isso, o prestígio de fazer parte do time da empresa e o oferecimento de um plano de carreira são critérios indiretos.

Elementos como a cultura da empresa, oportunidades de crescimento e as condições de trabalho também são critérios que pesam na escolha dos candidatos na hora de enviar currículo. Portanto, o EVP tem um grande peso para que o público perceba como aquele negócio é interessante. Ou seja, faz parte de uma boa estratégia de employer branding.

Quer reter talentos na sua empresa? Invista em benefícios flexíveis>

Cada vez mais empresas se preocupam em ocupar posições de trabalho com profissionais que tenham mais a oferecer do que apenas as suas habilidades técnicas, mas que também tenham boas soft skills e alinhamento de valores com a empresa.

Mas o trabalho das áreas de Recursos Humanos não para por aí. Mesmo quando esses profissionais já estão contratados, é importante trabalhar para que eles estejam satisfeitos em desempenhar suas funções na empresa – e é aí que entram as estratégias de retenção de talentos.

Os benefícios flexíveis podem ajudar a melhorar a produtividade, fortalecer a cultura da empresa e ajudar o departamento de Recursos Humanos a atrair e reter profissionais de qualidade, tornando-se um grande trunfo durante processos seletivos.

A política de benefícios flexíveis permite contemplar um apreço pela individualidade de cada colaborador, levando em consideração a autonomia e flexibilidade que possuem ao decidir como utilizarão o benefício conforme sua rotina e de suas famílias.

Como a MarQ pode ajudar a sua empresa?

Como vimos, a gestão de benefícios é fundamental para qualquer organização e ajuda em diversos aspectos. Para otimizar esse processo, é interessante contar com uma empresa especializada.

beneflex

A flexibilidade nesse processo é importante, pois permite que o profissional escolha o que vai receber de acordo com suas necessidades. É preciso buscar um sistema que ofereça essa possibilidade, por meio de um cartão de crédito ou plataforma que os colaboradores possam usar para fazer suas escolhas.

Desse modo, cada colaborador recebe um cartão de crédito que dará o controle sobre os benefícios que serão utilizados. Já na plataforma, será permitida a flexibilização, deixando o profissional gerenciar seus benefícios como preferir, de acordo com as regras e os pontos disponibilizados pela organização.

Neste artigo, vimos como a gestão de benefícios pode ser uma ferramenta estratégica no RH e melhorar o ambiente organizacional. Portanto, o investimento nessa área é importantíssimo para o sucesso da empresa e possibilita que os colaboradores estejam mais motivados e engajados com a organização.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saiba como a MarQ Benefícios pode ajudar a sua empresa!

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Coleta de dados: o que o RH precisa levar em consideração

28/03/2024

Viagem a trabalho: Como calcular horas extras?

26/03/2024

Conheça como funciona o novo modelo de ponto REP-P

25/03/2024