Escala de Trabalho 5×1

Montar as escalas de trabalho não é uma tarefa fácil, e a Escala de Trabalho 5×1 não é uma exceção, confira no texto abaixo como funciona a escala 5×1 e como a MarQ pode te ajudar.

Quais as características da Trabalho 5×1

Na escala 5×1 entende-se que o colaborador trabalha 5 dias consecutivos, e recebe o direito a 1 dia de folga. É importante frisar que pelo menos em um domingo do mês o colaborador precisa folgar. Essa folga precisa ser concedida por parte da empresa.

É concedida uma folga no domingo por mês por conta da escala matemática. Nesse modelo de trabalho trabalham-se 6 dias na semana, sendo que a semana é contada com 7 dias. Então em uma escala o trabalhador inicia a semana na segunda e a encerra na sexta folga no sábado, e domingo volta a trabalhar.

Nesse modelo de trabalho, normalmente se faz 7 horas e 20 minutos diários. Caso seja definido que o trabalhador terá uma folga dupla, trabalha-se 7 horas e 33 minutos por dia.

O importante é não ultrapassar o limite de horas semanais estabelecido pela CLT de 44 horas semanais. Sendo o máximo de horas diárias permitidas de 8 horas.

A Escala 5×1 e a Lei

A Escala 5×1 não infringe a lei pois a mesma diz que o “descanso semanal remunerado deve ser dado preferencialmente aos domingos”. Por tanto é obrigatório ter um dia de descanso remunerado na semana, mas não é obrigatório que ele seja todo domingo.

É evidente que lei também prevê que seja feito o que for mais vantajoso para o colaborador, os empresários por sua vez alegam que esse modelo é mais vantajoso para o funcionário.

Defensores dos trabalhadores interpretam essa escala como vantajosa apenas para a empresa, pois o trabalhador terá o direito de seu descanso de domingo somente a cada 7 semanas e a empresa vai conseguir o máximo de aproveitamento do tempo de sua base de funcionários com menos custos, pois funcionará domingos e feriados sem necessidade de pagar horas extras por isso.

Por isso, é extremamente importante certificar-se sobre o uso desse tipo de escala com ajuda de um profissional da área, que irá avaliar seu cenário e direcionar suas ações a partir do diagnóstico feito por ele.

Quais segmentos utilizam a escala 5×1 ?

Prestadores de serviços ou empresas que precisam permanecer abertas o tempo todo, são as que mais utilizam esse tipo de escala. Serviços de portaria, segurança ou que trabalham diretamente com o público, também podem utilizar esse tipo de escala.

Como saber se a escala 5×1 é ideal para minha empresa?

É necessário consultar um profissional da área que possa avaliar seu cenário e dizer se o modelo 5×1 pode e deve ser usado em sua empresa.

Mas devemos lembrar dos segmentos citados acima e as empresas que trabalham 24 horas por dia e sete dias por semana. Esses tem fortes tendências de uso desse tipo de escala.

Quando não devo usar esse tipo de Escala?

O artigo 7 da Constituição Federal rege que o dia de trabalho não deve ultrapassar de oito horas e a soma de horas trabalhadas durante a semana deve ser menor que quarenta e quatro horas, facultada a compensação de horários e a redução da jornada.

Portanto, você deve se atentar às CCTs da sua empresa. Caso a CCT não permita que o prazo entre as folgas aos domingos seja de 7 semanas, sua empresa não deve usar a Escala 5×1 para os colaboradores que estão sobre essa CCT.

Como usar controle de Ponto Online na gestão de escala?

Para maior facilidade e eficiência no controle dos horários dos profissionais, a aquisição de um ponto online faz-se necessária. Vamos apontar algumas de suas vantagens.

Autonomia

Independente do local de atuação do profissional, ele poderá registrar sua entrada de forma online. Desse modo, o gestor verá a localização e autorizará sua marcação.

Otimização de tempo

O ponto online é uma ferramenta que facilita a gestão de jornada e trabalho do RH da empresa, pois minimiza o trabalho manual, a falta de registro por esquecimento do profissional e centraliza as atividades relacionadas a ponto em um só lugar.

Como esse software pode ser acessado pelo celular, tablet ou computador, caberá ao RH incentivar sua utilização.

Gestão de tempo

A importação das informações do espelho de ponto para a folha de pagamento diminui o tempo nos processos, afetando positivamente na produtividade da equipe de RH.

Além da redução de custos com impressões, pois o RH terá acesso aos registros de forma online.

Agora que você entendeu mais sobre a escala 5×1, basta utilizar a ferramenta certa para acabar com todos os obstáculos que ainda possam surgir.

Quer conhecer quem vai te ajudar nessa empreitada? Teste hoje mesmo a nossa ferramenta e facilite a vida do seu RH/DP.

Utilize um Sistema de Controle de Ponto

Para evitar falhas de digitação, assim como não perder um tempo desnecessário fazendo o controle manual, é indicado que as empresas adotem um sistema de ponto digital.

Só assim o setor de RH passará a ter dados mais corretos do cumprimento de jornada da equipe. Mantendo a organização na hora de descontar faltas e atrasos e garantir os devidos acréscimos por horas extras, quando necessário.

Como funciona o controle de ponto para escala 5×1?

Dentro de plataformas digitais, como é o caso da MarQ, existem escalas e configurações de turnos disponíveis para o colaborador poder registrar o ponto no seu respectivo horário de trabalho.

Para isso, basta os responsáveis pelo controle de jornada da equipe, normalmente é o setor de RH, configurarem o tipo de escala feita por aquele funcionário, e o sistema já entende como funciona o horário de trabalho.

Como a empresa pode melhor organizar as jornadas de trabalho?

É importante que o empregador conheça todas as nuances sobre a convenção coletiva da empresa e a legislação. O regime, como exemplificado, deve ser monitorado de perto para evitar processos trabalhistas ligados ao controle da jornada.

Para evitar processos ligados a hora extra, adicional noturno, DSR e não cumprimento dos intervalos é importante ter um controle automatizado. O uso da automação, aliado à organização, é vital. Aplicativos, como da MarQ, permitem o controle da hora extra, adicional noturno e criação de escalas de trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *