3 dicas dos especialistas para conduzir uma boa entrevista de emprego

A entrevista tem como objetivo conhecer o candidato, suas habilidades e formação, mas também explorar potencialidades que possam ser aproveitadas.

Entrevista - MarQPonto

Para um olhar ainda mais atento, veja três dicas de especialistas para conquistar os melhores talentos no momento da entrevista:

1. Uma boa entrevista exige foco

Momento da entrevista - MarQPonto

Convém estar atento à sua agenda e planejar com antecedência o momento de receber um candidato. Para isso, evite ligações, interrupções e mantenha-se focado em construir uma relação objetiva com as pessoas que se dispuseram a participar do processo de recrutamento.

É importante ler com atenção e destacar pontos que chamam a atenção no currículo do candidato, sejam eles positivos ou negativos tanto quanto prestar atenção ao que ele falará sobre si mesmo e sobre suas experiências – o que, sem dúvida, falam muito mais do que o currículo em si. Para isso, é proveitoso perguntar também sobre a rotina extra-trabalho, como hobbies, gostos e atividades de lazer.

Não esqueça de fazer uma lista prévia com perguntas que possam também nortear a conversa para torná-la mais objetiva e evitar divagações que possam comprometer o tempo disponível para cada candidato.

2. Seja atencioso com o ambiente em que se dará a entrevista

Negócios - MarQPonto

Não minimize os efeitos de fazer uma entrevista de emprego em um ambiente mais informal e neutro, como cafés ou restaurantes, desde que seja evidente que o momento tem como razão a avaliação profissional e pessoal de um potencial colaborador. Ser simpático e empático demonstram bom senso, mas ser condescendente pode ser um sinal de que você simplesmente o subestima. Assim, conduzir a entrevista como uma conversa clara e objetiva pode ser eficaz, o que, definitivamente, nada tem a ver com dureza ou soberba.

3. Tome notas do que os candidatos falam durante a conversa

Anote na entrevista - MarQPonto

Principalmente se for um processo seletivo em que muitas pessoas se candidataram, já que em uma situação como essa é fácil confundir habilidades ou deixar escapar informações importantes a respeito do perfil do profissional, além de serem as notas também muito úteis para o seu sistema de classificação.

No entanto, lembre-se de falar que irá fazer anotações e de perguntar assertivamente se isso geraria desconforto para as pessoas avaliadas, afinal, isso pode ser um motivador de estresse ou nervosismo para o candidato.

Não saia da entrevista com dúvidas a respeito do candidato, de suas habilidades e de suas experiências anteriores. Se tiver de fazer uma pergunta eliminatória, abra o jogo com todos que fazem parte do processo seletivo da sua empresa. Diga do que se trata o questionamento e ainda que não se trate de um questionamento com tanto peso, revele sua intenção de esclarecer pontos e aproveite o momento para conhecer esse novo profissional.

Dúvidas sobre controle de ponto - MarQPonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *