Muitas vezes o home office e o trabalho remoto são utilizados como sinônimos, apesar de não serem. A principal diferença entre as duas modalidades de trabalho é o local onde os colaboradores exercem a sua função: O home office é dentro de casa, enquanto o trabalho remoto não cumpre essa obrigação.
Em tempos que pedem a adaptação das empresas no que diz respeito ao trabalho presencial, essas são duas boas opções, mas que pedem a adaptação dos funcionários e uma boa gestão da empresa. Nesse momento de crise, meu colaborador deve trabalhar em home office ou trabalho remoto?
Home Office
Esse deve ser o modelo adotado diante da crise estabelecida pelo Coronavírus (COVID-19). Isso porque a ideia é a de evitar a propagação da doença, com a orientação de que cada uma das pessoas realizem as suas atividades de dentro de casa, sem contato com o mundo externo.
Por meio do home office, é possível adaptar a rotina dos seus funcionários de acordo com as necessidades da sua empresa. Você pode instalar as ferramentas necessárias no computador do seu colaborador, assim como fornecer a infraestrutura necessária para que ele exerça as funções que lhe são atribuídas.
Trabalho remoto
Basicamente, o trabalho remoto permite que o trabalhador defina onde ele vai ser mais produtivo naquele momento. As opções são as mais variadas possíveis: em casa, no café, na chácara, no parque, na faculdade, no shopping e em qualquer outro lugar. A regra é única: basta que o funcionário esteja conectado.
O escritório é um lugar de apoio, você pode escolher tê-lo, mas não precisa sempre estar lá. Por exemplo, você tem uma reunião do outro lado da cidade e prefere se conectar em um café para evitar horas de trânsito, por meio do trabalho remoto isso é possível.
Vantagens do home office e trabalho remoto
Apesar de existir essa distinção entre as duas modalidades de trabalho, ambas podem ser efetivas para a sua empresa. Confira algumas das vantagens do home office e do trabalho remoto:
- Mais flexibilidade: O colaborador pode organizar a sua agenda de trabalho de acordo com a necessidade da empresa.
- Comodidade: Permite que o funcionário não se estresse com trânsito ou transporte público lotado.
- Qualidade de vida: Com a economia de tempo gasto, o colaborador aproveitará melhor o dia e também apresentará melhores resultados.
- Economia para a empresa: Gastos como alimentação e transporte, entre outros, podem ser reduzidos da folha de pagamento.
- Conforto: O colaborador adapta o seu ambiente de trabalho de acordo com os seus gostos, tendo uma jornada de trabalho mais agradável.
Controle a jornada de trabalho dos colaboradores
Como não se trata de um freelancer, o trabalhador pode estipular um período de trabalho que deve ser cumprido. Para evitar qualquer problema, você deve aderir um controle de ponto eficiente e que pode ser utilizado para trabalhadores home office ou para aqueles que realizam trabalho remoto.
A MarqPonto possui um sistema de ponto eletrônico online que permite o registro e a gestão da jornada de trabalho dos seus funcionários por meio de aplicativo para Android, IOS e interface web. Com ele, você também pode fechar a sua folha de ponto de uma forma segura e com pelo menos 80% de agilidade do que se fizesse isso de forma manual.
Ficou interessado e quer controlar a jornada de trabalho da sua equipe? Teste o nosso sistema gratuitamente. Saiba mais sobre o nosso serviço: