As 5 dicas de empreendedores para empreendedores

Embora não haja fórmula de sucesso, a experiência de outros empreendedores é sempre uma ótima forma de dar o primeiro passo

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Para alguns, parece ser um dom mais do que natural o tino empreendedor. Para outros, é providencial buscar por uma formação mais especializada, que pode beneficiar tanto a primeira pessoa aprimorando-a, quanto desenvolver potencialidades para quem parece ter nascido sem o botãozinho que ativa os superpoderes empreendedores.

Dicas para empreendedores

As dicas que trazemos hoje são formulações decorrentes da experiência tanto de quem parece ter nascido pronto para abrir seu próprio negócio quanto para aqueles que desejam traçar seus caminhos rumo ao sucesso de seu próprio esforço e empreendimento.

Então, se você tem uma grande e boa ideia, vamos juntos aprimorá-la e colocá-la já em prática rumo ao sucesso! Sejam bem-vindos, novos empreendedores!

1. Não há uma empresa sem um bom caminho a ser perseguido. Esse caminho é o seu plano de negócios

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Essa é a primeira dica dos empreendedores. Ainda que todos os fatores estejam ao seu lado, como o dinheiro para investir, o capital de giro inicial mais do que garantido, um nome, um local perfeito e até a paleta de cores da sua nova loja, saiba: sem um plano de negócios você vai andar em círculos e ainda vai arriscar seu dinheiro, podendo, até mesmo, congelar seus rendimentos, fazendo com que a empresa não cresça tanto quanto seu potencial determina.

Assim, o primeiro passo é sentar e desenvolver um plano de negócios para nortear cada um dos passos que sua empresa deve dar. Nele, devemos pensar no perfil dos clientes que iremos buscar, nos valores que serão praticados, nos serviços que serão desenvolvidos e até mesmo no tipo de parceiros que devemos procurar para alavancarmos e potencializarmos as chances de nossa empresa decolar.

2. Não se arrisque: comece seu negócio legal e formalmente

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Por mais que todos nós saibamos que o nosso país cobra muitos impostos do empresariado e por mais que ficar na informalidade possa parecer uma ótima ideia para manter-nos longe do pagamento e das custas para manter um CNPJ, o fato de não podermos emitir notas fiscais ou mesmo de ter uma conta em um banco com os benefícios de pessoa jurídica – o que pode ser muito importante para conseguir certos tipos de empréstimos e financiamentos – pode limitar e muito a vida da sua empresa, sobretudo nos seus primeiros meses de funcionamento.

Hoje, com a facilidade de obter um CNPJ através do MEI, é muito simples iniciar os trabalhos da sua empresa de forma legal e formal. Esse é o primeiro passo para que seus parceiros e seus clientes entendam que seu trabalho é realmente profissional e sério. Isso porque os documentos que asseguram a relação entre comerciante, prestador de serviços e cliente final é preservada através também da emissão de notas fiscais.

Dúvidas sobre controle de ponto - MarQPonto

3. Saiba quem são os seus clientes, quais suas preferências e suas reais necessidades

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Se a empresa não sabe qual é a necessidade real do seu cliente fica automaticamente impedida de ir além da necessidade e realizar os sonhos, os desejos mais profundos e atender com criatividade a essas demandas apresentadas pelo público.

É por conta disso que é mais do que importante ficar atento aos perfis consumidores do que vocês, empreendedores, pretendem entregar, afinal, são esses perfis que farão do seu novo empreendimento um sucesso ou um completo fracasso.

Portanto, conheça seus clientes. Converse, aproxime-se de forma amistosa, busque conhecer também os seus principais concorrentes para sentir-se como um consumidor do que eles entregam. Assim, você pode identificar com maior facilidade quais são os acertos e erros de quem já está há mais tempo no mercado.

4. Os problemas do seu empreendimento devem ser resolvidos com o menor custo e de forma criativa

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Se você fez a lição de casa, conheceu os hábitos de consumo e o perfil dos seus clientes, é capaz de perceber quais são os principais problemas que eles devem enfrentar durante o seu dia a dia.

É por conta disso que uma empresa que conhece seus consumidores também tem maior sucesso no seu empreendimento. Isso porque é capaz de fazer com que o cliente entenda que consegue resolver todas as suas necessidades em um só lugar, sem perder tempo e garantindo sempre que o melhor serviço a ele será prestado.

5. De empreendedores para empreendedores: Seja um bom gestor para a sua empresa

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Ser um bom gestor compreende não só um acompanhamento atento do dia a dia da empresa. Mas, sobretudo, que a pessoa que está por trás de toda a estrutura organizacional da empresa consegue estar à frente do surgimento de problemas que podem comprometer toda a estrutura do seu negócio.

Essa postura pode ser decisiva para os primeiros passos da empresa, onde, definitivamente, surgem também grandes problemas e evita que você se torne apenas um apagador de incêndios ao invés de um grande gestor, que explora todo o potencial e cada oportunidade de um bom negócio ser efetivado.

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