O currículo perfeito: o que devemos observar na hora de avaliar

Se você já avaliou um currículo sabe bem das dificuldades de selecionar candidatos para as etapas seguintes do seu processo de recrutamento. Confira dicas!

Currículo - MarQPonto

Se você já avaliou um currículo sabe bem das dificuldades de selecionar candidatos para as etapas seguintes do seu processo de recrutamento. Veja as dicas de ouro para identificar os melhores candidatos nesse primeiro contato

Link para o perfil profissional

Cabeçalho do currículo - MarQPonto

É objetivo e atencioso por parte do candidato, uma vez que leva o recrutador direto ao ponto: pesquisa, análise do perfil, das experiências e das conexões do futuro colaborador.

Utilizar palavras-chave no currículo

Se um candidato precisa ler um anúncio de emprego para participar do seu processo de seleção, é essencial que ele demonstre isso. Não só pela sua aptidão como, sobretudo, que aquele currículo foi preparado para aquela vaga específica, de acordo com o edital ou o seu anúncio.

Nessa hora é fundamental que o recrutador perceba as palavras-chave do anúncio também no seu currículo. Assim, é notoriamente mais confortável contratar para um cargo de vendas quem tem habilidades para prospectar clientes, por exemplo.

O que o colaborador fez para gerar um resultado não deve passar despercebido

E tampouco deve ser entendido como informação irrelevante.

É importante que, além de falar das realizações, que o seu futuro empregado também registre de forma objetiva como se alcançou o resultado ali explicitado.

Se ele expressa uma realização em termos quantitativos, é essencial que se diga por meio de que isso foi feito. Se um novo processo foi desenvolvido e implementado, também se registra uma habilidade do candidato em fazê-lo, o que, certamente, pode ser interessante para o seu negócio.

Falar sobre o que já foi feito em outras empresas – em termos quantitativos e qualitativos

Você vai gostar de saber que um vendedor trouxe uma conta de 500 mil reais para a sua antiga empresa e vai gostar ainda mais se essa informação estiver presente no currículo dele.

As informações sobre o que um candidato já fez em seus antigos empregos e nos diferentes cargos que ocupou podem ser de grande valor na hora de avaliar um currículo e explorar o assunto em uma entrevista.

No entanto, fique atento: quando essas informações excedem em número, transiciona rapidamente para uma impressão de aspereza e falta de tato por parte do futuro colaborador.

Errado:

Experiência errada - MarQPonto

Certo:

Experiência no currículo - MarQPonto

Não subestime a formatação do currículo

Além de, visualmente, chamar atenção para pontos importantes do conteúdo que o candidato elaborou para o seu processo seletivo, também demonstra grande atenção e organização na forma com que se conduz o texto – o que também é, sem dúvida, um grande potencial a ser adicionado à sua equipe.

Dúvidas sobre controle de ponto - MarQPonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *