Compartilhe:

Índice

Controle de ponto em Fábricas e Indústrias?

Índice

O Controle de Ponto em Fábricas e Indústrias é tão importante quanto em qualquer segmento, isso ajuda muito no desenvolvimento do setor.

Fábricas

Isso ocorre pois, com o registro dessas informações garante maior transparência nas relações de trabalho, não somente para a empresa, mas também para o próprios profissionais.

Normalmente os horários de trabalho em fábricas costumam ser separados por diferentes turnos, mas algumas áreas possuem rotinas particulares, que não seguem as mesmas regras dos demais.

Como fazer o controle de ponto nas fábricas e em indústrias?

De fato realizar o controle de ponto em fábricas é um desafio, devido a escalas e as particularidades de cada setor, além disso tem os horários variados, incluindo a madrugada.

Sendo assim, é necessário ter uma gestão de ponto adequada, para contemplar as marcações de banco de horas, horas extras, e as jornadas de trabalho praticadas.

No entanto, é bom lembrar que cada fábrica tem a sua própria rotina, quantidade de setores diferentes e, em grande parte dos casos.

Qual a vantagem de aderir controle de ponto?

Através do registro de ponto, é possível gerir as horas trabalhadas, se houve horas extras ou se o colaborador ficou devendo horas naquele dia.

Tudo isso de maneira rápida e eficaz, por meio do aplicativo da MarQ, assim a organização tem a certeza de que esses dados serão computados corretamente. Eliminando eventuais erros manuais causados pela falta de um controle de ponto eficaz.

Mais segurança 

Normalmente os empregados tem muita dificuldade para realizar o acompanhamento das horas trabalhadas, isso prejudica para saber se a empresa está pagando o que deve de maneira correta, principalmente quando a prática de horas extras é comum, ou ainda, quando existe um acordo para se trabalhar em regime de home office.

Dessa forma, com as horas computadas de forma automática, a marcação de ponto por métodos não manuais evita que alguém insira o horário errado por algum engano, lesando esses trabalhadores.

Isso também facilitar a vida do empregador, pois ele conta com a confirmação de que serão pagas somente as horas trabalhadas. Bem como as horas extras e outros cálculos importantes para emitir a folha de pagamento.

Além de seguir o que prescreve a lei, o controle de ponto é importante para assegurar a ambas as partes, empregador e empregado, que o registro das horas trabalhadas está sendo feito da maneira certa.

Protege sua empresa de processos trabalhistas

Muitos funcionários entram com processos trabalhistas, ao ter um controle de carga horária eficiente, o empregador comprove a carga horária praticada, bem como todos os registros realizados.

Outro ponto de atenção sobre as causas judiciais, é que em caso de qualquer reclamação trabalhista, por exemplo, sob acusação de que houve extrapolação das horas trabalhadas, a empresa é obrigada a apresentar algum tipo de registro de entrada e saída do respectivo funcionário.

leis do trabalho

A ausência dessas informações dá a vantagem ao profissional, podendo fazer com que a organização seja penalizada por não conseguir provar que agiu dentro da lei.

 

O ponto digital é a solução?

Sim, o controle de ponto digital é a solução mais indicada para  fábricas e indústrias que exige uma preservação de inúmeras informações de registro de ponto e jornada de trabalho é o controle de ponto digital. Ele é permitido pelas portarias 1510373, então além de proteger as informações de jornada de trabalho dos colaboradores, garante que a empresa estará dentro da lei no que se trata de registro de ponto.

controle de ponto digital, utiliza de plataformas ou aplicativos em que o colaborador tem acesso e permissão para registrar o ponto de dispositivos móveis ou dispositivos determinados pela empresa.

marQ teste grátis

Ele é uma das melhores e mais completas formas para se registrar o ponto, além de facilitar

muito a vida de quem precisa fazer o fechamento do espelho de ponto no final do mês. A extração das informações para a folha de pagamento também pode ser feita em poucos cliques.

Como funciona?

O sistema de ponto da  é um aplicativo ou plataforma que guarda informações da jornada de trabalho na nuvem. Ou seja, a parte administrativa ou os responsáveis pelo controle de jornada, têm acesso 24 horas sobre a jornada de cada colaborador.

A partir do sistema de ponto digital, existem algumas formas de registro de ponto. São elas:

  • QR Code – a partir de um código liberado para cada funcionário;
  • Reconhecimento Facial – por meio da biometria facial. Utiliza a câmera do celular, tablet ou desktop;
  • Registro simples – o registro simples salva as informações de ponto sem o adicional de imagem do reconhecimento facial, ou código.
  • Geolocalização – mostra de onde o colaborador fez o registro de ponto;
  • Ponto offline – funcionalidade liberada ou não pela empresa, que permite que o colaborador registre o ponto mesmo se estiver sem internet. Após conectar-se com a internet, o sistema atualiza com as informações salvas anteriormente;

A MarQ é uma boa solução?

Por isso, nosso sistema uniu o registro, tratamento e gestão de ponto em um só lugar. Foi pensando justamente nos problemas enfrentados por todos os tipos de empresas, como de fábricas e indústrias.

O controle de ponto digital é a revolução do ponto, pois não se trata de um relógio físico, mas sim um softwares que funcionam online e offline. Isso quer dizer que é um sistema que disponibiliza uma variedade de formas para os colaboradores registrarem o ponto, tais como: computador, tablet e celular.

Com a MarQ você conseguirá cadastrar as mais variadas escalas e jornadas de trabalho, calcular com precisão as horas trabalhadas dos funcionários horistas.

Implantação e suporte online

Nada de ficar esperando um técnico de instalação na sua empresa, o ponto digital possui implantação totalmente online.

Aqui na MarQ, após contratar o sistema, você pode marcar um horário com a pessoa responsável e ela te guiará e te auxiliará em todo o processo de implantação, até que a sua equipe esteja 100% familiarizada com o sistema.

teste grátis

E, não se preocupe, caso surja alguma dúvida após o processo de implantação, você ainda poderá contar com um suporte de rápido atendimento e também com o suporte online, que traz tutoriais de todas as funções do sistema.

O ponto digital possui integração?

Sim, o ponto digital é tão avançado que possui integração com os mais variados sistemas de folha de pagamento. Isso faz com que você exporte as informações da jornada para o sistema de folha em poucos cliques.

Com isso, o seu tratamento de ponto será muito mais rápido e você poderá consultar as informações em tempo real, o que não é possível nos sistemas tradicionais

Como o ponto digital otimiza as rotinas do RH?

Depois de descobrir as maiores vantagens do ponto digital, você deve estar se perguntando como de fato esse sistema otimiza as rotinas do RH e ajuda sua fábrica.

Diversas formas de registro de ponto

Começando pelo básico, o sistema deve ser capaz de registrar o ponto. Mas é importante que ele não tenha apenas uma forma de fazer esse registro. Por isso, diferente do relógio de ponto, o ponto digital é capaz de registrar o ponto por diversos meios.

Isso facilita a rotina da sua fábrica e evita aquela situação de “relógio de ponto quebrado”. Com mais de uma forma de marcar o ponto, seus colaboradores não terão desculpas para não registrar sua jornada.

Sistema único

Como já comentamos nesse texto, o ponto digital é um sistema único. Isso facilita muito a rotina, já que você consegue consultar ou inserir informações a qualquer hora, basta abrir o sistema.

Não precisa puxar informações do relógio, nem esperar até o final do dia. As informações estão ao seu alcance em poucos cliques.

Cálculo de horas automático

Conforme os registros vão acontecendo, o sistema vai calculando as horas diárias dos colaboradores e separando-as de acordo com a jornada pré-cadastrada.

Quantas horas o colaborador fez de adicional noturno? Ou de hora extra? O sistema te mostra todas essas horas consolidadas e separadas. Ou seja, acaba com aquela planilha de cálculo de horas ou com o cálculo à mão.

Isso também evita a ocorrência de erros humanos, que podem trazer problemas para as empresas.

Gestão de banco de horas

Toda empresa tem as suas particularidades em relação ao banco de horas, e para as indústrias e fábricas não seria diferente. Algumas possuem um cálculo de banco de horas simples, já outras apresentam regras de cálculo mais complexas.

O sistema precisa se adequar à sua necessidade, e oferecer uma gestão de banco completa.

Isso vai desde o armazenamento das horas, em relação à sua regra de cálculo, à baixa do banco e à manutenção dele.

E essa é uma das tarefas que o ponto digital pode auxiliar a sua empresa, o que torna o processo de gestão de banco mais rápido e menos complicado.

Um mundo de gestão para sua indústria

Bom, como estamos falando sobre inovação não poderíamos deixar de fora a nossa parceira a Nomus. Eles são especializada no desenvolvimento de soluções em software e serviços para uma excelência na gestão da sua indústria. Clique e conheça a suite de aplicações que ajuda indústrias de todo o Brasil a superar os mais variados desafios em gestão.

O software de gestão ERP mais completo do Brasil para pequenas e médias indústrias.

  • 100% web e focado em pequenas e médias indústrias.
  • Investimento acessível a pequenas indústrias.
  • Vendas, NF-e, NFS-e, Compras, Financeiro, PCP, Estoque, Bloco K, MRP, Apontamento, Programação, Custos e Qualidade.
  • Painéis de gestão com gráficos flexíveis.
  • Implantado com consultoria de especialistas.
  • Criado por Engenheiros de Produção.

Conclusão

Bom nesse texto você descobriu como o ponto digital é importante para empresas como indústrias e fábricas. Além disso, o controle de ponto é a melhor forma de gerir os horários praticados na organização, reduzir custos.

 

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Coleta de dados: o que o RH precisa levar em consideração

28/03/2024

Viagem a trabalho: Como calcular horas extras?

26/03/2024

Conheça como funciona o novo modelo de ponto REP-P

25/03/2024