Cartão de Benefícios Flexíveis

Pensando em uma solução completa para o seu RH, a MarQ a primeira empresa do Brasil que junta Gestão e controle de ponto mais benefícios flexíveis. Tudo isso integrado em uma mesma plataforma.

Já abordando a algum tempo aqui no blog da MarQ sobre a constante evolução das empresas, mas principalmente em como a tecnologia pode ser uma grande aliada estrategicamente para ajudar a sua empresa alcançar melhores resultados.

Veja o vídeo a seguir e descubra mais em como podemos ajudar a sua empresa!

Confira como, e quais as vantagens em oferecer o uso do cartão de benefícios, afinal ele tende a trazer novas tendências para o setor de recursos humanos para apoiar as empresas na solução de desafios como retenção de talentos.

O que é um cartão de benefícios?

De forma simples,  podemos dizer que um cartão de benefícios nada mais é do que uma maneira de oferecer ganhos aos profissionais que vão além do pagamento de um salário atrativo. Diferente dos cartões convencionais de vale refeição e alimentação que são aceitos em apenas locais pré estabelecidos, esse cartão pode ser aceito em diversos estabelecimentos, proporcionando, assim, mais autonomia ao colaborador para escolher onde vai usar o seu cartão.

O Cartão da MarQ é composto por 7 categorias, separadas em  refeição, alimentação, mobilidade, saúde, educação, cultura e home-office. Por isso chamamos ele de cartão flexível, afinal seu colaborador não precisa mais de vários cartões para receber seus benefícios e premiações.

É  a liberdade que seu colaborador merece, pois, o próprio funcionário escolhe aquilo que é mais importante para ele, como uma academia de ginástica, cursos de idiomas, streamings de música e de filmes, ingressos para cinema, parques, teatro, shows e muito mais.

Vantagens de oferecer um cartão de benefícios para funcionários

Como já abordamos aqui anteriormente, para reter talentos ou diminuir a taxa de turnover não basta apenas oferecer os “tradicionais” benefícios, um bom pacote de benefícios atrai os candidatos, o que dá à organização a possibilidade de escolher aqueles que têm melhor fit cultural com a companhia e que são mais adequados à vaga.

Com isso, a empresa melhora o clima organizacional e forma uma equipe de alto nível, que vai contribuir para que a organização amplie seus resultados.

benefícios flexíveis

Como sempre falamos só é bom para empresa, quando é bom para o colaborado, para empresa isso representa redução de custos para a companhia, considerando que demissões são caras e geram um novo processo de recrutamento e seleção, o que também representa gastos. Depois, ainda há o treinamento do novo funcionário, sem contar o tempo em que as atividades ficam paradas nesse processo, prejudicando o andamento dos trabalhos.

Por último, um pacote de benefícios que o colaborador valoriza o mantém engajado, uma vez que ele sente que a empresa de fato entende suas necessidades, o que facilita a identificação com a companhia e eleva a satisfação.

Benefício adequado para cada pessoa

Cada colaborado seu está vivendo fases diferentes em suas vidas, e para que os colaboradores se sintam valorizados, é importante que a organização tenha um cuidado e esforço redobrado para proporcionar benefícios a eles. Isso traz felicidade para o funcionário, pois faz com que ele se sinta especial e, além disso, também proporciona bem-estar nas organizações.

Sendo assim, o cartão de benefícios flexível é uma modalidade muito interessante se você pensar na diversidade dos seus colaboradores. Além da variedade de valores e interesses, os diferentes momentos de vida também interferem nas preferências pessoais:

  • Com um único cartão, fornecer vários benefícios aos funcionários pode ajudar a reduzir a administração do time de pessoas;
  • É possível concentrar em um só lugar todos os benefícios tradicionais (vale-alimentação, refeição, transporte) e flexíveis (benefícios não previstos pela lei, convênios, vales culturais);
  • Assim, um colaborador com um bebê pequeno pode ter mais interesse em descontos em farmácias, enquanto um jovem solteiro pode valorizar mais os ingressos para atividades culturais.

Os benefícios corporativos são muito atrativos e valorizados pelos colaboradores. Ao optar por um benefício flexível, por exemplo, o colaborador tem poder de escolha de onde e como vai gastar com o seu cartão de benefícios.

Seu colaborado no controle

Todo mundo tem necessidades e desejos e ama benefícios flexíveis, certo? Pessoas diferentes equivalem a necessidades diferentes. Um colaborador pode preferir o vale-alimentação e o outro optar pelo vale-refeição, há ainda quem ame uma academia, um cineminha ou uma série em casa com a família.

Por isso, com o Cartão de Benefícios Flexíveis da MarQ, o usuário é quem define suas regras. Isso acontece porque entendemos que o cartão deve ter o jeito de ser de cada pessoa.

Sem contar que é muito fácil de usar: o primeiro passo é baixar o app, preencher o passo a passo para cadastramento e desbloqueio, senha e pronto! O cartão de benefícios estará apto para ir às compras com o colaborador.

Descubra mais sobre as categorias dentro de benefício flexíveis?

Já deu para notar as inúmeras vantagens de usar o cartão de benefícios flexíveis né? Dessa forma, as chances de ter a pessoa certa no lugar certo dentro da sua empresa aumentam.

Mas, na prática existem alguns tipos específicos, muitos deles obrigatórios conforme a CLT. Listamos abaixo quais são os principais, lembrando que todos os benefícios já podem fazer parte de um único cartão que será entregue aos colaboradores da sua empresa com o Cartão de Benefícios Flexíveis da MarQ. Confira!

Alimentação

Nessa categoria é possível oferecer aos funcionários a oportunidade de optar entre uma série de supermercados, mercados, açougues, sacolões e padarias para comprar os gêneros alimentícios de sua preferência.

Conforme a CLT, no artigo 457, o vale-alimentação não está incluído no salário, assim, ele pode ser retirado a qualquer momento, sem que haja aviso prévio.

Com o cartão MarQ é intransferível e pessoal, que apresenta a tecnologia de chip, ele tem uma senha, assegurando maior segurança ao trabalhador. Inclusive, esse benefício traz uma real economia em tributos a serem pagos, isentos de encargos sociais, e abate 4% no Imposto de Renda da empresa por meio da utilização do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador.

Refeição

Esse benefício tem um sistema on-line de crédito que permite fazer o pagamento de suas refeições com mais praticidade. O serviço oferece uma grande rede de lanchonetes, restaurantes e padarias para comprar refeições prontas ao longo da jornada de trabalho ou do intervalo.

Esse benefício também é regulamentado pelo PAT e deve ser gasto conforme a sua especificidade, não sendo liberada a compra de bebida alcoólica. Ele visa à diminuição dos gastos com alimentação, mas é específico para a jornada de trabalho.

O Programa de Alimentação do Trabalhador foi regulamentado pelo Decreto 5/91 e criado pela Lei 6.321/96. Seu foco é otimizar a nutrição do profissional brasileiro, já que, com uma das Metas do Milênio que foram assumidas diante da ONU, o país objetiva dar um fim à fome.

Cultura

O Cultura é uma ótima estratégia para possibilitar o bem-estar dos profissionais e incentivar o gosto pelo lazer e pela arte fora do ambiente de trabalho.

A arte é algo que precisa ser apreciada por todos. Portanto, ao oferecer um vale-cultura, o próprio colaborador pode escolher qual espetáculo deseja ver — filmes e musicais são os preferidos.

E o que o colaborador tem a ganhar com esse benefício? É oferecida a ele a possibilidade de ter novas experiências sem precisar comprometer seu orçamento por isso. Além disso, a arte ajuda a melhorar o desenvolvimento pessoal, uma vez que, por meio dela, é possível aprender sobre muitas coisas.

Auxílio home office

Desfrutar do conforto do seu lar para trabalhar já é uma grande vantagem — diga-se de passagem. Porém, não é só desse prazer que vive um funcionário, certo? Há outros custos envolvidos, como energia elétrica, internet, materiais para escritório etc.

O auxílio home office vem para ajudar os colaboradores a custear os gastos com o trabalho a distância. Ou seja, por meio desse benefício, é possível oferecer aos profissionais melhores condições de trabalho.

Quem pode usar o cartão de benefícios?

Todos os colaboradores de qualquer empresa que forneça o cartão para pagamento de benefícios flexíveis.

cartão benefícios flexíveis

A empresa pode ainda delimitar um valor fixo a todos os funcionários que é depositado mensalmente e fazer premiações pontuais de acordo com as regras estabelecidas pela própria empresa caso escolha aderir uma solução de benefícios flexíveis.

Veja como o Cartão de Benefícios MarQ funciona!

Agora você deve estar pensando: por que considerar a MarQ como parceira da minha empresa? Será que dá para usar em todo lugar mesmo? E a configuração, é muito trabalhosa para meu time de RH?

Logo abaixo listamos tudo que precisa saber. Venha conferir!

Quais os diferenciais da MarQ?

É fácil organizar e carregar o saldo de benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, educação e outros. Por isso existem uma série de benefícios exclusivos para todos que utilizam, confira algum deles a seguir:

  • Mais facilidade na organização dos benefícios: A empresa define previamente quais benefícios vai oferecer aos seus funcionários, de acordo com o perfil da organização e com as informações que ela tem sobre os seus próprios colaboradores;
  • Mais flexibilização para todos: o RH da empresa decide se os usuários terão ou não autonomia para flexibilizar os saldos de cada vale. Por exemplo, se sobrar vale-refeição, o colaborador poderá direcioná-lo para outro saldo, como o vale-cultura. Ou pode usar o saldo do vale-transporte na recarga do Bilhete Único e em aplicativos de caronas;
  • Mais benefícios diferenciados: Para quem busca uma solução sob medida para oferecer benefícios diferenciados aos seus colaboradores e quer ter todas as vantagens que mencionamos acima.

Lembre-se de que esses diferenciais, como flexibilidade e autonomia, também vão ao encontro de uma das principais demandas dos profissionais da atualidade.

Tudo isso caminha no mesmo sentido de outras tendências do mundo corporativo, como o no dress code e o home office.

Onde usar seu cartão de benefícios flexíveis?

O Cartão de Benefícios pode ser utilizado nos mais variados lugares que aceitam a bandeira Master à vista, desde que tenha saldo suficiente na categoria associada à maquininha daquele estabelecimento.

Sim, bandeira Master, pois o cartão de benefícios para funcionários é pré-pago, à vista. E por ser pré-pago, não há como parcelar as compras, embora seja um cartão de crédito.

É necessário configurar os benefícios flexíveis?

Cada categoria de benefícios é uma carteira virtual disponível no aplicativo, a empresa lança nelas os valores para uso conforme a destinação.

Desde que seus benefícios sejam flexíveis, poderão ser realizadas movimentações entre as carteiras, alocando os valores nas categorias em que o colaborador deseja consumir seus benefícios.

  • As categorias podem ser habilitadas ou desabilitadas. Para disponibilizar valores em uma determinada categoria no cartão de benefícios, é necessário que ela esteja habilitada;
  • Caso uma categoria seja desabilitada e ainda tenha saldo nela, a categoria ficará disponível no aplicativo até que o saldo seja consumido por inteiro;
  • Ou seja, quando uma categoria é desabilitada, ela será deletada do aplicativo somente se não tiver saldo nela, do contrário, continuará visível até que todo o saldo restante seja utilizado.

Que carteiras e categorias são essas?

As categorias compõem as carteiras virtuais dentro do aplicativo. E todas elas são disponibilizadas num só cartão de benefícios para funcionários.

Entre as categorias, temos: refeição, alimentação, mobilidade, cultura, saúde, educação e home office.

Saldo livre: o que significam?

Saldo livre é uma categoria específica que pode ser usada em qualquer compra de qualquer estabelecimento que aceite pagamentos com cartões de crédito Master, à vista. Além de pagamentos de boletos pelo aplicativo e saques em caixas do Banco24Horas.

A plataforma da MarQ foi pensada para dar essa flexibilidade e autonomia ao usuário, ao mesmo tempo em que permite que a empresa controle o que está sendo oferecido e tenha acesso a todos os dados de uso. Além disso, toda a plataforma foi trabalhosamente programada para garantir que tudo está dentro da legalidade.

E é por isso que, entre tantas outras possibilidades, a sua parceria com a MarQ é especial. Somos uma empresa que quer ir além do cartão de benefícios, potencializar ainda mais o seu diferencial e oferecer o que há de melhor para as empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *