O que é Blitzscaling e como ele pode mudar a rotina da sua empresa

Blitzscaling é o conceito de ampliação de negócios mais adotado entre as empresas que mais crescem no mundo

Blitzscaling - MarQPonto

Crescimento em ritmo rápido e sustentável é um sonho de todo empreendedor, mas conhecer as ferramentas corretas para proporcionar essa expansão não é. Conhecer o momento em que sua empresa se encontra e quais são os desafios dos próximos estágios é essencial para o seu sucesso.

Crescimento, sustentabilidade e expectativas estão sempre alinhadas quando notamos que está na hora de tratar da expansão dos nossos negócios. Principalmente quando eles movimentam não só nossas finanças, mas todo o comprometimento que temos com o nosso próprio futuro.

No entanto, quando pensamos em novas formas de negócio, é importante que também abandonemos velhas formas de pensar e de conduzir nossas estratégias para a ampliação do nosso empreendimento. Assim, conhecer ferramentas e técnicas que possam nos conduzir à maximização dos resultados tão desejados e esperados, é o primeiro passo para chegarmos até eles e encurtarmos o caminho.

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Blitzscaling é o conceito de ampliação de negócios mais adotado entre as empresas que mais crescem no mundo

O fundador do LinkedIn, Reid Hoffman e membro do conselho da Endeavor Global, criou o conceito de blitzscaling como uma ferramenta de explicação para o crescimento rápido, constante e sustentável da sua própria empresa, da Amazon e também do aplicativo Waze. A teoria que fundamenta o blitzscaling é entender e priorizar quais são os problemas que precisam ser resolvidos para que o seu empreendimento possa crescer.

A ideia central que o Reid Hoffman explora é a que, para uma empresa ser bem sucedida precisa crescer em ritmo mais rápido que a sua concorrência. Para isso, traz à luz um exemplo empírico, que é a forma com que o transporte público mudou com a entrada dos aplicativos de mobilidade urbana, transporte compartilhado e transporte particular.

E, mais do que a mudança, ele promove o entendimento acerca da rapidez com que as mudanças precisaram acontecer nesse meio para que pudessem ser internalizadas e passassem, definitivamente, a ser o que, hoje, é tomado como o que é normal e não como o que era, até pouco tempo, diferente e com ares de novidade e exclusivismo.

O blitzscaling, portanto, é o movimento que a empresa precisa, necessariamente, fazer para alçar outro patamar de ampliação dos seus negócios e impactando fortemente um mercado.

Essas empresas que se assumem como empreendedoras de alto impacto, criam novos empregos e também novas indústrias, que, consequentemente, assumem também esse mesmo papel em seus diferentes nichos de mercado.

Observação e solução de problemas com Blitzscaling

Quando analisamos empresas, o primeiro passo é percebermos qual o tamanho delas e como isso influencia diretamente no modelo de trabalho, na demanda de trabalho e, sobretudo, com os problemas que são decorrentes disso.

Reid Hoffman segmenta as empresas e seu desenvolvimento a partir de cinco grupos: família, tribo, vida, cidade e nação. Cada grupo tem uma característica essencial e uma sequência de ações que podem garantir o avanço rápido e seguro da sua empresa.

Família

  • Crie um produto ou um serviço e consolide-o em seu mercado;
  • Através do marketing e das vendas, faça com que seu produto ou serviço demonstre de forma muito clara a que se propõe e qual seu valor essencial para seu grupo de clientes e para a sociedade;
  • Determine quais são as posições que os fundadores irão ocupar e garanta que todos cumpram com suas funções;
  • Contrate seus primeiros funcionários sabendo exatamente quais são as suas atividades.

Tribo

  • É hora de dar o próximo passo e avançar na criação do próximo produto ou serviço que será comercializado, assinado, adquirido ou contratado;
  • Estude formas seguras de financiar o seu empreendimento, de forma que, no entanto, os sócios fundadores ainda mantenham seu poder decisório.

Vida

  • Crie um plano de crescimento para o seu negócio;
  • Estude possibilidades de financiamento para avançar;
  • Elabore fluxos de comunicação interna;
  • Conheça seus concorrentes e visite-os. Conheça seus produtos ou serviços de forma amistosa e continue investindo em inovação para continuar a ser o preferido entre seu mercado consumidor.

Cidade

  • Elabore um plano de negócios para administrar de forma mais eficiente os seus recursos financeiros, de pessoal e de infraestrutura de forma que suas métricas para estudar a eficiência desse empreendimento sempre se mantenha em níveis altos;
  • Crie processos para que a sua empresa se desenvolva de forma sustentável. No entanto, antes de qualquer mudança radical, observe a gestão do clima empresarial e não engesse as relações fluidas e dinâmicas entre seus colaboradores.

Nações

  • Ajuste a comunicação entre seus milhares de funcionários e pense em formas de, sem anular as diferenças de localização e cultura, adequar processos para que todos possam se manifestar de forma livre e genuína em relação ao que verdadeiramente se é;
  • Foque em múltiplas linhas de produtos para investir e desenvolver;
  • Desenvolva e promova ajustes na cultura empresarial de forma que possa abrigar todos os seus colaboradores, de forma independente de localização e cultura.

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