Entenda o que é assiduidade

O que você sabe sobre assiduidade? Esse é um dos indicadores mais importantes para com relação a performance e engajamento de uma empresa. 

Esse critério trata da frequência dos colaboradores, já que um colaborador assíduo é aquele que se preocupa em honrar seus compromissos, evitando faltas e atrasos, e que executam suas tarefas com afinco. 

Assiduidade

Por conta disso, é comum que colaboradores assíduos sejam extremamente valorizados e estimulados dentro das empresas. 

Vale ressaltar também que a assiduidade pode revelar dados interessantes sobre o comportamento desses e a qualidade do ambiente de trabalho. Por isso, esse indicador é muito relevante para sua empresa.

Quer saber mais sobre o tema e qual a importância dos funcionários assíduos para o sucesso da sua organização? Confira o artigo abaixo que preparamos sobre esse tópico tão importante.

O que é assiduidade

A assiduidade é uma palavra que representa pessoas que têm responsabilidade e compromisso com seus deveres. Dentro do mercado de trabalho se refere a consistência, comprometimento e engajamento. 

Esse indicador diz respeito a quanto um colaborador está comprometido com as atividades, tanto com relação a prazos quanto a qualidade. Um funcionário assíduo apresenta senso de dono, cumpre com os compromissos firmados com a companhia e é consistente ao desempenhar suas funções no dia a dia.

A assiduidade nas empresas mantém a motivação elevada e é um dos fatores mais importantes para que a empresa alcance o sucesso. Além disso, ela também proporciona um bom desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores, já que a busca constante por um desempenho satisfatório na execução das tarefas contribui com a sua evolução.

Quais as características de um funcionário assíduo 

  • Desempenho confiável – mantém a qualidade do trabalho; 
  • Preciso – comete poucos erros; 
  • Comprometido – não falta ao trabalho sem justificativa e não se atrasa;
  • Qualidade e consistência das entregas acima da média – se esforça diariamente para entregar bons resultados; 
  • Obstinado –  está sempre em busca de uma evolução profissional;
  • Persistente – não desanime na frente dos obstáculos.

Senso de dono – sempre dá o seu máximo e sempre procura se aprimorar, visando os bons resultados da empresa

Diferença entre assiduidade e pontualidade

Apesar de serem conceitos semelhantes, a assiduidade é diferente da pontualidade: Pontualidade tem a ver com chegar no horário, independente da qualidade do trabalho executado. Já a assiduidade está ligada a constância, qualidade na execução das tarefas e ao comprometimento com os objetivos da empresa. 

Pontualidade

Nem sempre o funcionário que chega no horário é o mais assíduo, assim como o colaborador que apresenta maior índice de assiduidade nem sempre será o mais pontual. Ou seja: é importante analisar as duas informações em separado. Elas andam juntas, mas nem sempre tem o mesmo significado.

Qual a importância para a empresa

Analisar a assiduidade dentro de uma empresa é muito importante para que se tenha uma boa gestão de pessoas. Esse tipo de pesquisa, pode revelar quais são os colaboradores mais e menos assíduos e como eles impactam nos resultados da sua empresa. 

Como os colaboradores que possuem alta assiduidade são aqueles que têm mais comprometimento nas entregas e no desempenho dos seus resultados, percebemos que a assiduidade é uma métrica de desempenho relacionada a produtividade. 

Também é importante mencionar que por meio dos colaboradores mais assíduos, pode-se mensurar a qualidade do clima organizacional e, com isso, o RH consegue mapear problemas e ajustes que devem ser feitos no ambiente de trabalho.

Por fim, percebemos que as empresas que valorizam a assiduidade geram impactos positivos diários nas rotinas de produtividade, já que a tendência é ter funcionários cada vez mais engajados e comprometidos com os objetivos da organização.

O que diz a CLT 

Qualquer profissional que trabalhe via regime CLT, possui direito a receber outros benefícios fora o salário conforme previsto na lei. A assiduidade, quando vista como adicional, pode entrar nas mesmas regras da gratificação – desde que essa esteja prevista no acordo ou convenção coletiva adotado pela empresa.

Assim deve-se respeitar o artigo 457 da CLT: “Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953) (Vide Lei nº 13.419, de 2017)”.

carteira de trabalho

Ou seja: sempre que esse adicional for usufruído pelo funcionário, deve ser contabilizado, também, na base de cálculos relacionados a benefícios como 13° salário e férias, por exemplo.

Como calcular assiduidade 

A principal solução para acompanhar e calcular a assiduidade dos seus colaboradores é através de um sistema de controle de ponto. Esse tipo de sistema permite que o seu departamento de RH saiba os horários de entrada, intervalos intrajornada e saída dos colaboradores, bem como suas horas extras. 

Ter esses dados guardados de uma maneira segura, ajuda a você realizar a análise da assiduidade e pontualidade dos seus funcionários de forma precisa. Além disso, o controle de ponto também permite que seja possível calcular o índice de absenteísmo dos seus funcionários. 

Esse novo índice é essencial para o estudo da assiduidade dentro da sua organização. Isso porque, o absenteísmo representa a quantidade de faltas e atrasos que o colaborador apresentou naquele período, geralmente contabilizado em horas.

Para facilitar esse cálculo, é necessário ter os seguintes dados:

  • A quantidade de colaboradores;
  • O tempo de jornada diário de cada colaborador;
  • A quantidade de dias a serem trabalhados no mês;
  • O número de faltas e o tempo de atraso dos seus colaboradores durante o período.

A partir disso, pega-se o total de horas não trabalhadas, dividido pelo total de horas que deveriam ter sido trabalhadas e multiplicadas por 100.

Agora vamos analisar em um exemplo onde:

  • Sua empresa tem 25 colaboradores e cada funcionário deve trabalhar 8h por dia;
  • Em um determinado mês, os funcionários devem trabalhar 22 dias úteis;
  • Ou seja: ao todo, serão 4.400h trabalhadas naquele período;
  • Ao verificar o espelho-ponto dos colaboradores no fim do mês, seu RH identifica que 158h não foram trabalhadas (entre faltas e atrasos);

 Com base na nossa fórmula teremos: 

50

Ou seja: a taxa de absenteísmo daquele período é de 3,59%.

Agora imagine ter que fazer esses cálculos manualmente ou com planilhas todos os meses. Extremamente complicado e com chances de falhas, não é mesmo?

A MarQ pode te ajudar nisso! Nosso sistema de controle de ponto permite que os funcionários registrem o ponto através de um aplicativo no próprio celular e os gestores terão acesso a todos os pontos batidos, às horas extras, atrasos, faltas e diversas outras informações sobre a jornada de trabalho de todos os funcionários. 

Um ponto chave sobre esses dados é que o nosso sistema cria diversos relatórios e gráficos completos com essas informações, facilitando a interpretação e o acesso a eles! Você pode testar o sistema de controle de ponto online da MarQ gratuitamente clicando aqui.

Como Diminuir o Absenteísmo e Estimular a Assiduidade dos Colaboradores? 

Compreendemos anteriormente do que se trata a assiduidade e o impacto que ela pode causar na sua empresa. Com isso, é de extrema importância conhecer os comportamentos dos seus funcionários e mapear algumas situações e possíveis problemas.

Uma das principais maneiras para estimular a assiduidade, é através da criação do chamado adicional de assiduidade. Com ele, a empresa cria uma bonificação para estimular a frequência e o comprometimento dos funcionários da empresa e, ainda, contribui positivamente para a melhoria do clima organizacional.

Como o controle de ponto da MarQPonto ajuda no controle de assiduidade?

Vimos previamente que o controle de ponto ajuda impacta no processo de cálculo da assiduidade, já que é por meio dele que você gestor pode ter em mãos os dados que facilitam a visualização de atrasos e faltas. 

Todavia é de extrema importância que a gestão da jornada de trabalho na sua empresa seja feita de maneira segura e eficiente. E é aí que entra o sistema da MarQ. Nosso software de controle de jornada em nuvem facilita esse acompanhamento em tempo real. 

Com a nossa ferramenta você pode:

  • Economizar até 90% o tempo de fechamento de folha
  • Ter segurança com os dados marcado já que nosso sistema faz a verificação com foto e localização 
  • Evitar erros no registro de ponto;
  • Promover transparência com seus funcionários já que eles também terão acesso a seus dados de jornada
  • Gerenciar a frequência dos colaboradores em tempo real, visualizando atrasos, faltas e horas extras;

Se você quer saber mais sobre o controle de jornada agende um papo gratuito com um de nossos consultores.

Conclusão 

No decorrer de todo esse texto aprendemos sobre as assiduidades. Entendemos que essa questão não se trata apenas de chegar no horário ao local de trabalho, mas também tem a ver com a qualidade das demandas entregues e a dedicação dos colaboradores. 

Além disso, percebemos a importância da assiduidade na motivação, engajamento e produtividade dos colaboradores.  Além disso, conseguimos notar como funcionários assíduos podem influenciar no bom desempenho das empresas. 

Por fim, também entendemos que para calcular a assiduidade devemos conhecer o índice de absenteísmo. Esse índice se trata dos momentos de ausência dos colaboradores – sejam essas ausências, faltas, atrasos, saídas para consultas médicas e etc. 

Entendeu a importância da assiduidade? Como a sua empresa vem lidando com ela diariamente? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que mais empresas possam fazer esse questionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *