O treinamento corporativo é uma excelente forma de otimizar a performance dos colaboradores, prepará-los para novos desafios, ampliar seus conhecimentos e competências, além de mantê-los dentro do padrão de trabalho esperado pela empresa. Logo, este assunto é de fundamental importância para as corporações.
Neste conteúdo vamos falar sobre treinamentos corporativos. O que são eles, seus principais benefícios, os desafios de implementá-los e como fazer para que estes eventos se tornem parte integrante do dia-a-dia da sua corporação. Por isso, convidamos você a acompanhar conosco este artigo!
O que é treinamento corporativo
O treinamento corporativo é um processo de transmissão de habilidades, conhecimentos e informações relevantes aos colaboradores da sua organização para melhorar seu desempenho no trabalho, entre outros fins. Esse tipo de treinamento é projetado para atender às necessidades específicas da companhia, alinhado aos objetivos estratégicos e às metas da empresa.
Os programas de treinamento corporativo podem contemplar uma variedade de áreas, como desenvolvimento de técnicas (hard skills), aprimoramento de habilidades interpessoais e outras soft skills, treinamento em liderança, compliance e regulações, atualização de conhecimentos em tecnologia, entre outros.O objetivo é capacitar os funcionários para desempenhar suas funções de maneira cada vez mais eficaz e eficiente.
Os métodos de treinamento corporativo podem incluir workshops, seminários, cursos online, tutoriais, simulações práticas, mentoria e outras abordagens. Falaremos mais sobre isso em tópicos a seguir.
Benefícios do treinamento corporativo
Em primeiro lugar, há uma série de benefícios em se utilizar o treinamento corporativo na sua empresa. Os programas de treinamento corporativo ajudam, por exemplo, os colaboradores a adquirirem novas habilidades específicas e conhecimentos importantes para as suas funções.
Desta forma, bem treinados, os trabalhadores tendem a ser mais produtivos. Além disso, o investimento em treinamento corporativo mostra aos colaboradores que a corporação valoriza o desenvolvimento de suas habilidades, o que aumenta a motivação e o engajamento no trabalho.
Em terceiro lugar, o treinamento corporativo é uma vantagem estratégica. Funcionários que recebem treinamento contínuo tendem a permanecer na empresa por mais tempo, pois se sentem mais valorizados e têm maiores oportunidades de crescimento profissional.
A resiliência é uma grande qualidade para o ambiente corporativo. Por isso, o treinamento ajuda os funcionários a se adaptarem às mudanças no ambiente de trabalho, como as novas tecnologias, processos ou legislações. Por outro lado, o treinamento em liderança ajuda no desenvolvimento de habilidades de gestão entre os colaboradores, preparando futuros líderes dentro da empresa.
Além de tudo o que já foi dito, a comunicação interna de uma empresa é fundamental e não pode ser negligenciada. O treinamento pode melhorar esta comunicação, promovendo uma compreensão mais clara dos objetivos organizacionais, além de diálogo entre os colaboradores.
Se a sua empresa atua em um setor com alta regulamentação, o treinamento corporativo também ajuda a garantir que os funcionários sigam as normas e legislações, reduzindo os riscos legais e operacionais. Por fim, a empresa cria uma cultura de treinamentos constantes, inovação, melhoria contínua e desenvolvimento no longo prazo, isso fará a diferença.
Tipos de treinamento corporativo
Existem diversos tipos de treinamentos corporativos que a sua empresa pode colocar em prática. Veja alguns dos mais utilizados:
- Treinamento de integração ou onboarding: este é um dos primeiros contatos que o colaborador tem com a empresa a partir do momento em que é contratado. Ele aprende como a corporação funciona, aspectos legais, cargos, entre outras informações úteis para começar a trabalhar;
- Treinamento técnico ou Hard Skill: treinamento que visa aprimorar habilidades técnicas específicas para cargos ou atividades operacionais;
- Treinamento comportamental ou Soft Skill: treinamento focado no ganho de competências e habilidades pessoais, como comunicação, autogestão, resiliência, flexibilidade, entre outros;
- Treinamento motivacional: programa que foca em motivar e estimular os colaboradores, muitas vezes também na esfera pessoal, além do profissional;
- Treinamento de reciclagem: voltado a colaboradores que precisam de renovação de conhecimentos ou que possuem saberes obsoletos para a atividade do trabalho;
- Treinamento de segurança no trabalho: visa preparar os colaboradores para situações de riscos e/ou ações de prevenção, combate e reparo em caso de acidentes. Também prepara para o uso de EPIs e outros equipamentos;
- Treino de qualidade: treino que foca em melhorar o que os colaboradores já fazem, considerando aspectos técnicos, de eficácia, entre outros;
- Treinamento de equipe: dinâmicas coletivas que buscam criar sinergia entre a equipe, bem como habituar os colaboradores a se ajudarem no ambiente de trabalho;
- Desenvolvimento de liderança: desenvolvimento de novas lideranças e/ou cultivo de habilidades de uma pessoa que já é líder. Gestão de pessoas, processos, prazos, convívio e outras competências são valorizadas;
- Treinamento corporativo: pode incluir um pouco de todas as outras técnicas, mas a diferença é o foco, pois visa aprimorar as habilidades de um colaborador dentro do trabalho.
Desafios que o RH enfrenta para tornar o treinamento corporativo parte da cultura
Embora o mundo corporativo já esteja habituado com os treinamentos, ainda há diversos desafios que os setores de recursos humanos enfrentam para tornar o treinamento corporativo parte da cultura organizacional. Veja alguns deles:
Com Gestores e C-levels
Membros do RH podem encontrar resistência nos escalões mais altos da empresa à uma cultura de treinamento corporativo. Além disso, os argumentos que alguns gestores, executivos e conselheiros utilizam, neste caso, podem ser vários.
Em alguns casos, eles podem ter a mentalidade de que investir no colaborador é perigoso, ao invés de ser um retorno. Podem achar que estão criando colaboradores para a concorrência, ou até mesmo, instruindo-os a sair da empresa para abrir um negócio próprio.
Outro argumento muito utilizado pelos C-levels é achar que a organização está perdendo tempo produtivo ao treinar os colaboradores, quando na verdade, as pessoas estarão fazendo as coisas com mais qualidade e rapidez a curto e longo prazo, o que faz com que ela economize tempo.
Outro erro muito comum influenciado por gestores e C-levels é montar o treinamento sem pensar no colaborador. Isso causa gargalos, como fazer um treinamento básico para um funcionário de nível avançado, ou vice-versa.
Por fim, os gestores, na busca por economizar, também podem não querer investir em conteúdo bom e querer fazer tudo com conhecimento e ferramentas caseiras ou internas. Ainda que muitos times de RH estejam preparados para criar ótimos treinamentos, por vezes faz mais sentido contratar conteúdo terceirizado.
Com os demais colaboradores
Dentro do universo dos colaboradores, em geral, também pode haver resistências. Até que o hábito da realização de treinamentos seja consolidado dentro da cultura corporativa, é comum que os funcionários – em especial os cuja remuneração está diretamente associada a bater metas – não queiram realizar treinamentos.
Para muitos, o treinamento pode ser visto como uma perda de tempo útil. É uma visão antiquada do mundo corporativo, que não valoriza o ganho de conhecimentos. Por isso, o trabalho de comunicação interna do RH, com apoio dos gestores das áreas, precisa convencer os colaboradores do contrário.
Em uma empresa que busca crescer – e alçar seus colaboradores à evolução e ao sucesso, a cultura de treinamento corporativo é necessária. Os colaboradores não podem ter medo de que, ao realizar treinos, crie-se um ambiente competitivo interno, no qual colegas ‘puxam o tapete’ uns dos outros. O processo pode levar tempo, mas o esforço precisa ser contínuo em prol da cultura da empresa.
Como fazer treinamentos corporativos na sua empresa?
Por fim, os passos a seguir podem ser muito importantes e úteis para o desenvolvimento dos seus treinamentos corporativos. Confira:
1 – Identifique as necessidades
Nenhum treinamento corporativo deve ser criado ‘do nada’. O RH precisa monitorar continuamente os indicadores de desempenho e outros relatórios da empresa, para diagnosticar gargalos e oportunidades de crescimento. Observar o que o mercado está fazendo também é uma ótima forma de detectar necessidades que a sua empresa possa ter.
2 – Conheça o público
É fundamental ter completa ciência do público que irá receber o treinamento. Não apenas a nível de cargo ou nível de senioridade, mas até mesmo, o tipo de conteúdo que este público consome ou não. Um público com uma atividade extremamente operacional e/ou braçal pode não ser plenamente atingido por uma apresentação de slides, por exemplo, ou um vídeo no celular.
3 – Defina objetivos
Assim como um treinamento não pode surgir do nada, ele também não pode ficar sem finalidade. Por isso, sempre defina junto à coordenação da área que irá receber o treino quais devem ser os objetivos do programa. É interessante também transmitir aos próprios colaboradores no treinamento o que é esperado deles ao longo do processo.
4 – Escolha metodologias
Lembra dos tipos de treinamento que mencionamos no terceiro item deste artigo? Você pode usar uma ou mais daquelas abordagens, junto a metodologias de ensino já utilizadas no mercado.
DICA: caso a sua empresa decida terceirizar cursos e treinamentos pagos, o colaborador pode realizar o programa por conta própria e, depois, solicitar o reembolso por meio das soluções MarQ. Isso facilita muito tanto o trabalho do RH, como a vida do colaborador.
5 – Execute e mensure
Treino elaborado, é hora de executar e mensurar os resultados do treinamento corporativo. Alguns resultados, no entanto, são pouco tangíveis e você pode demorar a perceber. De qualquer forma, as soluções da MarQ. vão ajudar a sua empresa a acompanhar, mensurar e tomar decisões estratégicas baseadas em dados dos colaboradores.
Você pode experimentar todas as soluções da MarQ. sem custo algum! Por que não começar hoje mesmo?!