Um dos temas que mais está em evidência hoje nas discussões de mercado, internet e até mesmo sociedade é a Inteligência Artificial (IA ou também encontrado como AI, do inglês Artificial Intelligence).
Mas não se engane achando que não tem como aplicar isso ao RH? Diferentes tipos desta tecnologia também estão sendo utilizadas dentro do universo da gestão de recursos humanos dentro das empresas hoje mesmo.
Caso você não conheça muito bem o termo ou não tenha ideia de como utilizá-lo no RH, neste texto vamos dar um panorama geral sobre Inteligência Artificial, boas práticas para o uso das ferramentas de IA e 7 formas pelas quais a Inteligência Artificial pode tornar o RH muito mais eficaz e assertivo.
O que é Inteligência Artificial?
Com a popularização de ferramentas como ChatGPT e sites que geram imagens com base em comandos de texto, o AI virou assunto de todas as redes sociais e veículos de imprensa. Isso porque a chamada Inteligência Artificial Generativa, esta que cria textos e imagens, tem causado medo em algumas pessoas, causando até mesmo teorias apocalípticas sobre esta tecnologia e como ela pode acabar com empregos. Porém, é importante ressaltar que este não é o único tipo de IA. Além disso, estas soluções podem sim ser úteis para resolver uma série de diferentes problemas.
Isso porque a Inteligência Artificial (IA), em seu fundamento, é uma forma tecnológica de executar tarefas que normalmente dependeriam unicamente da inteligência de pessoas. Essas tarefas incluem aprendizado, raciocínio, reconhecimento de padrões, resolução de problemas e interação com ambientes, pessoas e computadores. E, para além da IA generativa, que já mencionamos acima, a inteligência artificial no geral tem diversos outros usos muito difundidos.
Um deles é para criar chatbots. Similares ao ChatGPT, mas direcionados para atendimento a clientes e/ou outros stakeholders. Existem também as IA utilizada para reconhecimento de padrões de dados, sons e imagens, como as de circuitos de segurança e identificação de pessoas. Outra IA que ficou famosa recentemente foi a que, ao fazer uso de diversas tecnologias ao mesmo tempo, conduz veículos sem necessitar de um motorista. Entre outros fins, a inteligência artificial pode sim ser usada no RH.
Quais as boas práticas para usar Inteligência Artificial em uma empresa?
Em primeiro lugar, a Inteligência Artificial no RH pode ser e já é uma grande aliada das empresas e dos colaboradores. Contudo, é sempre necessário tomar alguns cuidados e ficar atento a boas práticas no uso desta tecnologia.
Cuidado com aspectos legais
Um ponto muito importante está em vigor no Brasil desde 2020: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esta lei determina sobre como sites e empresas podem coletar, armazenar, divulgar e utilizar informações de cidadãos. O mesmo se aplica para dados de colaboradores de empresas. Por isso, é preciso tomar muito cuidado para compreender se a IA no RH não está usando dados privados e violando qualquer aspecto legal.
Informações genéricas e pouco humanizadas
Além disso, o que a IA generativa produz até o momento pode ser bastante genérico, pouco humanizado e muito homogêneo, sendo fácil de ser feito por qualquer outra empresa. O mesmo se aplica às imagens que a IA produz.
Diversidade
Por falar em imagens produzidas por IA, também é necessário ter cuidado ao utilizá-las. Além produzirem resultados estranhos, como mão com oito dedos e rostos com mais de uma boca ou de dois olhos, o IA pode gerar imagens estereotipadas e com pouca diversidade. Ou seja, ao escrever o padrão “CEO de empresa sentado em uma sala”, não é improvável que o resultado seja apenas um homem branco de meia idade. Se a cultura da sua empresa foca em questões de diversidade, esta ferramenta pode limitar ou exigir mais para que você alcance o resultado esperado.
Necessidade de revisão humana
Ademais, a inteligência artificial também pode cometer erros, o que exige sempre a revisão por um humano do que foi feito por um computador. Em constante aprendizagem (machine learning), a tendência é que a IA generativa se torne cada vez mais ‘humana’. Mas o processo leva tempo.
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Por fim, estas tecnologias são extremamente versáteis e muito úteis para os negócios, especialmente para assumir o controle de atividades repetitivas. Contudo, é preciso ter cautela antes de trocar um colaborador pelo uso pleno de IA. Nem sempre a troca vale à pena.
Quais as vantagens de usar Inteligência Artificial no RH?
Como você viu até agora, a Inteligência Artificial no RH, desde que usada com cuidado, pode fazer muito sentido para empresas de todos os portes e modelos de negócio. Você, que atua na área dos recursos humanos, pode encontrar a seguir algumas das principais vantagens de se utilizar a IA no RH e incorporá-la gradativamente à sua realidade.
Primeiramente, talvez o benefício mais evidente que a Inteligência Artificial no RH pode trazer é a economia de tempo. Mesmo o RH estratégico ainda precisa lidar com uma quantidade gigantesca de dados e documentos, cuja leitura e análise podem ser cansativa, demorada e repetitiva. A IA poupa este tempo.
Com isso, a gestão de recursos humanos da corporação pode focar seus esforços e recursos em ações mais estratégicas, humanização da jornada do colaborador, personificação de experiências e melhorias para o time.
Além disso, a Inteligência Artificial no RH ajuda a simplificar a gestão e a análise de dados e indicadores sobre os colaboradores. Empresas que coletam informações dos funcionários e utilizam sistemas digitais estão a todo tempo criando novos dados, relatórios e indicadores. Analisar estas informações de maneira lógica, extrair padrões e obter conclusões a partir disso se torna muito mais simples com um bom algoritmo de IA no RH.
No fim do dia, tudo o que dissemos até aqui representa menos custos, mais receitas e melhores resultados para a empresa por meio da produtividade da equipe de colaboradores.
Como utilizar Inteligência Artificial no RH?
Então, se você deseja usar Inteligência Artificial no RH mas não sabe bem ainda como começar, as dicas a seguir certamente podem te ajudar:
1 – No Recrutamento e Seleção
O recrutamento e a seleção são duas atividades do trabalho nas quais a Inteligência Artificial pode ser de grande ajuda. Especialmente quando pensamos na quantidade gigantesca de candidaturas que uma boa vaga de trabalho pode receber. É humanamente impossível que o gestor de RH analise em tempo hábil uma vaga com mais de mil inscritos, uma por uma.
Por isso, neste exemplo, a IA pode aplicar padrões e realizar a classificação dos candidatos conforme parâmetros específicos determinados pela empresa (algo que empresas como a Gupy fazem). Diferentemente dos sistemas de RH anteriores, com variáveis pré-determinadas, a IA generativa pode, por exemplo, ler um currículo mesmo fora do padrão.
Em segundo lugar, a Inteligência Artificial pode ajudar os profissionais de RH a entenderem as demandas que o cargo exige, a montarem testes, entrevistas e dinâmicas mais assertivas para a vaga ofertada, bem como realizar pesquisas para a delimitação e a divulgação daquela oportunidade de trabalho.
2 – People Analytics
O uso de people analytics é hoje uma das principais ferramentas do RH com postura estratégica dentro da empresa. A partir disso, o RH avalia os colaboradores com critérios objetivos, justos e impessoais, encontrando oportunidades de melhoria e pontos onde os funcionários podem evoluir.
Contudo, toda análise bem feita demanda profundidade e grande quantidade de dados. Somadas às demais atividades que o time de RH já precisa cuidar, pode não sobrar tempo. Aqui a Inteligência Artificial no RH entra em ação. A tecnologia ajuda na tomada de decisões e na formulação das melhores estratégias.
3 – Endomarketing
Há várias formas pelas quais a Inteligência Artificial no RH pode ser útil, inclusive no endomarketing e na comunicação interna da corporação. Neste caso, falamos principalmente do uso de IA generativa para a criação de imagens, textos e outros arquivos úteis para o time.
No que diz respeito a um evento, por exemplo, ferramentas de IA podem gerar checklists e insights que auxiliem o RH a criar um acontecimento mais bem sucedido e com menos custos. A divulgação, com textos e imagens, também pode vir a calhar para empresas que buscam economizar com profissionais terceirizados.
Além disso, se a sua empresa possuiu designers ou contrata serviços de design, produção de conteúdo e similares, a IA pode ajudar na produção de um bom briefing, resumindo as ideias do RH em um arquivo em linguagem técnica que facilite a ponte entre empresa e produtores contratados.
4 – Rotinas do RH
Além disso, é sempre importante lembrar que o RH ainda tem atividades burocráticas. A Inteligência Artificial no RH pode se ocupar com as burocracias, enquanto os membros do time têm uma postura mais estratégica e tática.
O MarQAi, por exemplo, pode agilizar o envio de documentos a funcionários, evitando falhas de comunicação e assegurando que empresa e funcionários cumpram com todas as obrigações legais na contratação e demais momentos da jornada do colaborador a tempo. A solução também assegura que os dados e documentos sejam transmitidos de maneira segura e padronizada. Veja uma breve explicação abaixo:
5 – Treinamento e Desenvolvimento
De forma similar ao recrutamento e seleção, bem como people analytics, a Inteligência Artificial pode ser grande aliada quando se trata do treinamento e do desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. Especialmente com algoritmos generativos e de análises de dados.
As tecnologias podem ser usadas, por exemplo, na criação de testes para avaliar promoções e bonificações, cálculos e indicativos de análise de desempenho, além de formulação de planos de carreira para os diferentes cargos da empresa.
6 – Onboarding
A entrada e os primeiros dias de um colaborador na empresa têm grande peso para motivar esta pessoa e assegurar os melhores resultados. A Inteligência Artificial no RH também pode ser utilizada para o onboarding e o início da jornada dos colaboradores.
Está com dúvidas sobre como fazer a recepção dos novos contratados? A IA pode ajudar com roteiros, artes, imagens, textos, checklists e outras comunicações que a sua empresa precisar. Basta utilizar as ferramentas corretas e os prompts adequados.
7 – Clima organizacional
Ainda no que tange à análise de dados, a IA no RH também é de grande valia nas constantes avaliações de clima organizacional. Utilize a tecnologia para criar testes, questionários e comunicação interna sobre o tema. Mas não é só isso: uma vez que os testes tenham sido aplicados, use a Inteligência Artificial mais uma vez para extrair, analisar e padronizar dados. Tudo isso dará os insights necessários para que a sua empresa entenda as demandas dos colaboradores e implemente as melhorias desejadas por todos e todas.
Conclusão
Tudo o que dissemos neste conteúdo poderá ser ainda melhor explorado no futuro. Dizemos isso porque a Inteligência Artificial no RH também está passando por constantes melhorias. Desta forma, é bem razoável dizer que muito em breve novas soluções tornarão o trabalho do RH ainda melhor e eficaz. Vale a pena ficar atento às novidades do setor para se adiantar no mercado!
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