Uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas e da empresa, é a inteligência artificial, e isso inclui o RH. Atualmente, os gestores de RH estão buscando automatizar cada vez mais os processos, e nesse caso, as IA tem papel fundamental nessa função.
Com uma IA aplicada no setor de RH, também é possível entender melhor como funciona suas equipes, comportamentos recorrentes, prazos, tomadas de decisão, conhecimento sobre área, produtividade, enfim, diversas informações.
A inteligência artificial, ajuda o RH no processamento e combinação de dados, assim, o gestor poder fazer uma análise geral. O grande benefício nisso, é garantir a eficiência dos processos, como, por exemplo, recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento e engenharia de cargos.
Por fim, vamos entender melhor como isso tudo funciona? Continue lendo nosso artigo de hoje.
O que é uma inteligência artificial no RH?
O termo inteligência artificial, já está tão em uso atualmente, difícil achar uma pessoa completamente ignorante nesse assunto. Porém, segundo a definição, IA que significa “inteligência artificial refere-se a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que eles coletam”.
No caso do RH, a maquina utiliza o Machine learning, sendo a capacidade da máquina em identificar padrões, para coletar dados e mensurar dados de recrutadores, para aprender com eles. Com isso, a IA consegue atender melhor a expectativa da empresa quanto ao próximo contratado.
Qual impacto da inteligência artificial no RH?
Implementar o uso da IA nos processos de RH traz impactos em todos os setores, tanto dos colaboradores que trabalham na área do RH, quanto outros funcionários. Um dos grandes motivos para isso, está na diminuição de erros que essa inteligência traz consigo. Portanto, dentre suas vantagens, podemos citar:
- Automatização de processos burocráticos, lentos e repetitivos;
- Permitir que os profissionais da área foquem na questão estratégica e menos com burocracias;
- Aumenta a rapidez do processo seletivo;
- Traz maior confiança para o contratante, por possui informações e dados mais seguros;
Em relação aos trabalhadores, as inteligências artificiais dão aos gestores informações mais reais. Além disso, uma IA pode apresentar demandas para treinamento e desenvolvimento, destacando falhas no processo, e traz aos colaboradores uma maior possibilidade de crescimento profissional dentro da organização.
Quais as principais aplicações da IA na área de RH?
As inteligências artificiais podem aparecer nas mais diversas áreas, e isso inclui a área de RH. Podemos encontrar ela nas seguintes áreas:
- Recrutamento e seleção;
- Organização de treinamentos;
- Controle de jornada;
- Clima organizacional;
- Acompanhamento de indicadores;
- Engenharia e organograma de cargos.
- Análise comportamental;
Dentre todos esses, é a mais utilizada é na etapa de contratação de colaboradores. Por isso, recrutadores das empresas costumam utilizar ferramentas que filtram e acham melhores candidatos, se comparados a uma busca mais tradicional.
Quais são os benefícios de se utilizar uma Inteligência artificial no RH?
Agora que compreendemos um pouco melhor sobre as IAs, vamos entende as vantagens de se possuir um sistema de inteligência artificial em sua empresa. Vimos que possui diversas aplicações, variando da necessidade da empresa e da aplicação escolhida. Por fim, vamos entender melhor.
Crie estratégias efetivas
Com as IAs, o RH da empresa possui dados mais concretos dos resultados, tanto da equipe, quanto da empresa. Assim, é possível identificar padrões e tendências. Com o time de RH mais livre, é possível criar estratégias e planos de ações mais efetivos, com base nos problemas e reclamações dos funcionários. Com isso, a empresa consegue desenvolver outras áreas, assim evitando maiores gastos.
Tome decisões mais assertivas
Com a IA, é possível adquirir dados mais precisos e assertivos, com isso, a liderança pode tomar decisões de forma mais ágil. Isso evita que os gestores fiquem presos a achismos ou falsas informações, evitando a tomada de decisões equivocadas.
A inteligência artificial, não só dá dados mais assertivos, como também, organiza esses dados de maneira que ajude o gestor no entendimento das informações recebidas.
Reduza gastos
Antes da chegada das IAs, muitas organizações tinham que pagar muitas horas extras, principalmente para os profissionais de RH. Com uma demanda grande, muitas tarefas eram repetitivas, demoradas, burocráticas, e principalmente, tomando muitas horas do tempo de trabalho dos colaboradores.
Todas essas horas, geravam um custo alto para as empresas em quase todos os sentidos. Além disso, o estresse gerado nessas áreas, levavam os profissionais a cometer erros na contratação de novos funcionários e na gestão de pessoas.
Portanto, todos esses problemas, levam a uma taxa elevada de turnover e rotatividade, resultantes em mais gastos para as empresas.
Acelere os processos da organização
Com sistemas e softwares de RH que possuem IA, os processos e atividades tornam-se muito ágeis, práticas e dinâmicas. Sendo assim, os profissionais de RH acabam tendo mais tempo livre para focar em atividades estratégicas da empresa.
Podemos usar como exemplo na contratação de um novo colaborador, onde antes era necessário se gatar várias horas analisando currículos e candidaturas. Agora com as IA’s, torna-se mais prático, já que o sistema já analisa e destaca os candidatos mais compatíveis com cada área.
Produtividade
Como consequência de se ter os profissionais mais livres, a produtividade e como consequência, os resultados, serão mais positivos.
O resultado de ter menos trabalho repetitivo e burocrático, o andamento das atividades torna-se muito mais fluída, assim, elevando o patamar do RH no quesito de resolução de problemas e resultados.
Onde utilizar a inteligência artificial dentro da organização?
Vimos até agora que as inteligências artificiais, ou IA, são muito benéficas para as empresas que aplicam em seus processos. Assim, os profissionais de RH tem muito mais tempo livre, a partir do momento onde são utilizados as IA’s.
Recrutamento e seleção
Na contratação de novos colaboradores, a inteligência artificial pode ser utilizado para fazer uma seleção de currículos e candidaturas mais compatíveis com a vaga da empresa. Assim, nesse caso, é possível destacar os currículos mais compatíveis com a vaga de maneira automática.
Além disso, é possível se utilizar interfaces que delimitam candidatos a vagas, de acordo com suas características, habilidades, formações, experiência, entre outros requisitos. Dessa forma, a contratação de um novo colaborador, fica mais assertiva e eficiente.
Treinamento e desenvolvimento
Como já citamos acima, podemos utilizar a inteligência artificial para definir quais treinamentos são precisos dentro da equipe. Então, dentro da interface, é possível avaliar de forma geral o desempenho dos colaboradores, seus pontos positivos, e onde requer atenção.
Dessa forma, o gestor consegue avaliar e fornecer o treinamento necessário para cada trabalhador de forma eficiente. Afinal, os dados fornecidos pela IA, ajudam a liderança da empresa entender as maiores dificuldades e pontos fracos de cada colaborador da empresa.
Gestão de pessoas
A IA por ser utilizado como ferramenta auxiliar na gestão de pessoas, sendo utilizado como uma forma de avaliar e medir indicadores. Entre esses, estão a taxa de absenteísmo, faltas, desempenho, entre outros indicadores.
Mas, atualmente a tendência é que as relações trabalhistas sejam, cada vez mais, humanizadas. Além disso, a inteligência artificial mostra sua importância para dar uma visão geral dos colaboradores, mostrando quem está insatisfeito, triste ou está demonstrando um desempenho baixo.
Enfim, dessa forma, é possível identificar e melhorar a relação entre o clima organizacional e a produtividade dos colaboradores.
Como a MarQ. ajuda sua empresa utilizando a inteligência artificial?
Durante o decorrer do artigo, falamos de várias formas de utilização das IA’s na rotina empresarial, porém, uma das formas mais utilizas e faz parte da nossa solução da MarQponto é o controle de jornada. Por muito tempo, essa era uma das tarefas mais difíceis para o gestor de uma empresa. Saber quem está trabalhando, em intervalo, já saiu, entre outras informações, era um dos problemas mais comuns dentro das organizações.
O grande problema nesse falta de controle de jornada, é que acarretava problemas no efeito “cascata”, no caso, colaboradores com muitas horas extras ou descontos, que levavam a processos trabalhistas e prejuízos financeiros.
Pensando nisso, a MarQ. Oferece a solução do controle de jornada de forma digital, utilizando a IA e um software de RH, onde o gestor consegue ter um panorama e controle geral de todos os colaboradores que estão no horário de trabalho.
No dashboard do administrador, o gestor da organização tem uma visualização em tempo real do status dos funcionários da empresa e tarefas pendentes. No dashboard, é possível:
- Ver o status da sua equipe em tempo real
- Compilado de métricas do dia anterior para tomadas de decisão
- Acesso fácil aos pedidos de ajuste e informações sobre ausência, férias e métricas importantes
Além disso, o dashboard está incluído dentro da modalidade gestão de ponto da MarQ. que ajuda a empresa a ter um controle completa da jornada e folha ponto do trabalhador. Teste nossa solução e faça o controle da jornada de seus colaboradores de forma 100% Online.